Cultura

Nahas é finalista de prêmio literário da Biblioteca Nacional

IPATINGA – O escritor e economista Antônio Nahas Junior é finalista de mais um prêmio literário. Dessa vez, seu livro “A Queda: Rua Atacarambu, 120” foi classificado no Prêmio Biblioteca Nacional, na categoria Ensaio Social. Nahas concorre com outros 46 escritores ao prêmio de R$ 30 mil em dinheiro e ao troféu específico da categoria, que homenageia o historiador Sérgio Buarque de Holanda. O prêmio é realizado desde 2004, com o objetivo de premiar autores, tradutores e projetistas gráficos em reconhecimento à qualidade intelectual de suas obras publicadas no Brasil, em língua portuguesa. A Queda foi lançado em 2015, pela Editora Scriptum, e também foi classificada entre as 20 melhores publicações na categoria ensaio do Prêmio Rio de Literatura.

COLINA
O livro de Nahas Junior investiga os protestos dos movimentos sindicais e estudantis de Belo Horizonte contra o golpe militar, que instituiu uma ditadura no país, a partir da luta armada do Grupo COLINA. Tendo como centro a queda ou prisão do núcleo revolucionário ocorrido na Rua Atacarambu, 120 no dia 29 de janeiro de 1969 ele mergulha no universo social da capital mineira apontando documentos, depoimentos e, sobretudo, notícias dos jornais da época, contrapondo dialeticamente,em metodologia historiográfica, todos os grupos envolvidos no conflito.

BIBLIOGRAFIA
O autor mora em Ipatinga onde publicou dois volumes da série “Homens em Série – a história de Ipatinga contada por seus próprios personagens”, resgatando a história do Vale do Aço, publicados em 1991 e 1992. Em 2010, lançou “Rio Acima – Fragmentos da História de Minas”, pela Editora Comunicação de Fato, resultado de uma pesquisa de três anos para contar a história de sua terra natal tendo como referência as viagens dos imperadores D. Pedro I e D. Pedro II a Minas Gerais. Em novembro do ano passado Antônio Nahas Junior promoveu o lançamento de “A Queda…” na Câmara Municipal de Ipatinga em evento promovido pela Biblioteca Pública Municipal Zumbi dos Palmares, com apoio da Câmara de Vereadores e da Ong Casa Sol Invictus.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com