Cidades

Mutirão de catarata e glaucoma em Ipatinga beneficiará 4.000

Meta do governo municipal é zerar completamente a fila de espera de consultas e cirurgias oftalmológicas, abrindo espaço para novos atendimentos

IPATINGA – Aliviar a espera de centenas de pessoas que sonham em voltar a enxergar e, no entanto, sem condições de arcar com os custos de uma assistência particular, dependem exclusivamente da atenção do serviço público. Esta é a meta da Administração municipal de Ipatinga por meio de um trabalho que será intensificado a partir deste mês, numa realização da Secretaria de Saúde. Estão sendo convocados quase 4.000 munícipes que há tempos aguardam atendimento oftalmológico, seja para consultas ou cirurgias.

Nesta segunda-feira (13), o prefeito Nardyello Rocha informou que “a conquista de recursos na ordem de R$ 3 milhões nos permitiu celebrar este novo convênio com o Hospital dos Olhos”. Ele detalhou: “Somente neste ano, serão 600 cirurgias de catarata, vamos incluir 350 pacientes para o tratamento de glaucoma e ofertar ainda 3.000 consultas oftalmológicas. É com esta saúde efetiva, humanizada, que gera qualidade de vida para a camada mais vulnerável da sociedade, que estamos trabalhando, mesmo com todas as adversidades de orçamento que vivenciamos”, destacou.

PREPARAÇÃO

Entre os dias 21 e 29 de maio os pacientes começam os exames pré-operatórios para cirurgias de catarata. Nesta fase, os pacientes realizarão a coleta de sangue no Hospital Municipal Elaine Martins, no bairro Cidade Nobre, e também os exames de eletro, no Hospital Márcio Cunha. Oitenta pacientes de Ipatinga já estão agendados para realizar seus exames no dia 21 de maio, no hospital conveniado. O começo das cirurgias está programado para o dia 3 de junho.

Já na segunda semana de junho, a Secretaria Municipal de Saúde inicia a convocação de munícipes que estão à espera do tratamento de glaucoma, por meio de ligação telefônica e através dos Agentes Comunitários de Saúde em suas residências.

Segundo a secretária de Saúde de Ipatinga, Érica Dias, “90% dos pacientes convocados são idosos e precisam dos dois procedimentos: cirurgia de catarata e tratamento de glaucoma. Atualmente, o governo municipal já atende 1.340 pacientes de glaucoma em Ipatinga. Com essas ações, nós estamos trabalhando para zerar a fila de espera, com vistas a ampliar os atendimentos mediante a chegada de novas demandas”, detalhou.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com