Cidades

Mutirão da PMT realiza mais de 220 cirurgias

TIMÓTEO – Mais de 220 pessoas foram submetidas a cirurgias de catarata neste fim de semana, em Timóteo, no primeiro mutirão promovido pela Secretaria Municipal de Saúde em parceria com os governos estadual e federal. No próximo sábado (14), mais 120 pacientes serão operados, o que praticamente acaba com a fila de espera para cirurgias oftalmológicas na cidade. No próximo domingo (15) serão operados apenas pacientes de Coronel Fabriciano.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Ricardo Martins Araújo, 224 pacientes foram operados no sábado e no domingo (8). O mutirão foi realizado no Hospital Vital Brazil, parceiro da Prefeitura, com uma equipe multidisciplinar. Anteriormente, essas cirurgias eram realizadas apenas na cidade de Sabinópolis, a 180 quilômetros de Timóteo. Na rede particular, o custo é de aproximadamente R$ 2,5 mil.

FIM DA FILA

“Estamos fazendo um esforço para ‘zerar’ a fila de espera não só de cataratas, mas de outras cirurgias também. Vamos melhorar a saúde de todos e atender quem está há muito tempo na fila à espera de uma cirurgia”, afirmou o prefeito Keisson Drumond, que acompanhou o mutirão de cirurgias de catarata no fim de semana.

Keisson Drumond informou que, desde o mês passado, outras cirurgias estão sendo realizadas pela rede municipal de saúde. “Nos últimos cinco anos, praticamente, a fila de cirurgias não andou. Muita gente estava na fila, e até agora já fizemos aproximadamente 300 cirurgias, total que era feito, em média, no período de um ano”, contabiliza. “Queremos chegar, no prazo de um ano, a mais de 6 mil cirurgias, acabando com todas as filas de espera”, completa o prefeito de Timóteo.

TRATAMENTO
A catarata é uma doença que provoca o embaçamento da visão. Ela pode ser causada por vários motivos (congênita, trauma, diabetes, doenças sistêmicas etc), mas a principal é o envelhecimento natural do olho. Não existem colírios que retardem ou curem a doença. O único tratamento disponível, no momento, é a cirurgia, que dura de 10 a 20 minutos. O paciente é liberado no mesmo dia, e a recuperação da visão é rápida, conforme o cirurgião oftalmológico Breno Nogueira.

EXAMES

Antes da cirurgia, todos os pacientes fizeram uma série de exames no Laboratório Municipal. No dia marcado, os pacientes foram encaminhados para sala de espera, onde fizeram o teste de refração e medição da curvatura da córnea. Em seguida foram examinados pelo oftalmologista, que, através do aparelho de ecobiometria, calculava o grau da lente a ser implantada.

SERVIÇO

De acordo com a Prefeitura de Timóteo, os pacientes com problemas de cataratas podem procurar as Unidades de Saúde da Família, de onde serão encaminhados para uma consulta com um cirurgião, que é quem vai dizer se há a necessidade de intervenção. Em seguida, os pacientes devem procurar o Centro de Controle e Avaliação da Secretaria de Saúde para entregar a documentação necessária e e serem encaminhados para os exames pré-operatórios. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3847-4749.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com