Cidades

Mutirão beneficia mais de 120 pacientes de Fabriciano com catarata

FABRICIANO – A Prefeitura Municipal realizou, no último domingo (12), mais um mutirão de cirurgias de cataratas, que beneficiou mais de 120 pacientes. Desde dezembro do ano passado, o procedimento cirúrgico passou a ser realizado no Hospital Vital Brazil, em Timóteo. A oferta do procedimento teve início em 2007 e, até 2013, contemplou mais de seis mil pacientes.

Uma cirurgia de catarata está orçada, atualmente, em R$ 1.800, em média, e o município oferece esse serviço à população gratuitamente. Os interessados em fazer a cirurgia devem consultar com um médico do Sistema Único de Saúde (SUS), para, em seguida, caso haja necessidade de operação, serem encaminhados ao Centro de Especialidades e Programas de Saúde (Ceps).

CATARATA

A catarata é uma doença que interfere na absorção de luz por parte do olho, o que ocasiona uma visão borrada. O portador também pode se sentir incomodado ao ter contato com luz forte. Entre as causas da doença, destacam-se má alimentação, estresse e exposição excessiva aos raios ultravioletas. Além disso, estima-se que cerca de 50% das pessoas acima de 55 anos desenvolvam a catarata. Não existe medicamento para curar a doença. O único tratamento conhecido atualmente é a cirurgia.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com