Cultura

Musical infantil aborda poluição do meio ambiente

A criação do Monstrão do Lixão foi feita com a ajuda dos alunos que participaram das oficinas de teatro e vídeo     (Crédito: Marcelo Fiorentini)

IPATINGA – Recheado de diversão e crítica social, o espetáculo ‘Sherleco Home e o monstro do rio da cidade’ é resultado criativo dos trabalhos da oficina de teatro e vídeo desenvolvido com crianças e adolescentes dos bairros Planalto e Veneza II, por meio da Sociedade de Assistência Social e Cultural (SASC).

Com enfoque na preservação do meio ambiente em uma linguagem direcionada ao público infanto-juvenil, o musical vai ser interpretado e executado pelos alunos do projeto social no próximo sábado (1º), a partir das 19h30 na Primeira Igreja Batista Nacional de Ipatinga (Pibani), situada na rua Varginha, 75, Centro.
De acordo com o produtor do espetáculo, Marcelo Fioerentine, será a primeira apresentação dos alunos depois da gravação do curta metragem. Além do filme, também foi produzido um CD e um livro com as músicas que serão exibidas.

“As filmagens começaram a ser feitas em agosto e os alunos participaram de todo o processo criativo, dando sugestão de como deveríamos criar o monstro e quais os elementos que poderiam entrar no roteiro”, explicou.
A escolha de fazer o curta metragem sobre o meio ambiente foi da coordenação da SASC. Mas falar sobre o lixo e a poluição do rio foi decisão dos alunos, motivada principalmente depois que o município de Ipatinga ficou sem a coleta de lixo.

“Era um assunto pulsante pela situação da cidade. Cada detalhe que entrou no vídeo teve a efetiva participação das crianças. Como temos na SASC oficina de música e voz, chamamos os demais alunos para montar o espetáculo. Alguns alunos interpretaram e outros desenharam as ilustrações do livro. Cada um participou segundo as suas aptidões”, falou.

MÚSICAS

A primeira canção a compor o repertório do espetáculo foi a ‘Vai e vem’. A letra faz alusão ao barulho da chuva e lembra o transtorno vivido na cidade quando elas começaram e o lixo foi parar no Ribeirão Ipanema. Ao todo, dez músicas compõem o repertório do CD.
A parte de concepção musical foi feita pelo produtor Elves Calazans. O CD foi produzido pela Arte & Música Records. As letras foram concebidas por Darlen Cristina Coelho, Marcelo Fiorentini e Elves Calazans.

SASC
A Sociedade de Assistência Social e Cultural (SASC) é um projeto social mantido pela Primeira Igreja Batista Nacional de Ipatinga. A sede da entidade fica na rua Caxias do Sul, 75, bairro Veneza II.
As crianças e adolescentes atendidas pela instituição desfrutam de reforço escolar, oficinas de artesanato, música, teatro e vídeo. Os trabalhos são mantidos pela igreja e com doações de voluntários. Neste ano, a entidade desenvolveu as oficinas com verba do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com