Cultura

Música volta a tomar conta do palco do Festival Arte Viva

Hoje, o Bosque da Fundação Aperam Acesita será tomado pelo carisma e pela voz de Dona Jandira, acompanhada da banda Bantuquerê (foto)


TIMÓTEO
– Para continuar as atividades da segunda semana do 13º Festival Arte Viva, nada melhor que uma bela pitada de música popular brasileira cantada por quem conhece do assunto. Na próxima sexta-feira, às 20h30, o Bosque da Fundação Aperam Acesita será tomado pelo carisma e pela voz de Dona Jandira que, aos 73 anos e acompanhada da banda Bantuquerê, promete impressionar os presentes com sua voz forte e impregnada de emoção. Este show faz parte do projeto Música Sem Fronteira II, patrocinado pela Aperam por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. A apresentação é gratuita e, para quem ainda não garantiu o seu ingresso, ainda há possibilidade de assistir ao espetáculo. Basta doar um litro de leite (caixa) na portaria do evento. Lembrando que a entrada no Bosque da Fundação fica limitada à lotação do local.
Pedagoga e artesã, Dona Jandira é alagoana, nascida em Maceió. A cantora tem um histórico de vida que encanta pela simplicidade e determinação. Jandira iniciou seus estudos musicais ainda criança, com a mãe, que era professora de piano e acordeom. Porém, devido aos preconceitos da época, não recebeu incentivo para seguir em frente com a música.
Sua carreira musical começou no final de 2004, quando necessitou de uma carteira profissional de músico por conta de suas atividades com o coral infantil “Os Bem-Te-Vis”. Quando procurou a Ordem dos Músicos do Brasil, encontrou o músico e produtor José Dias que, encantado com a força e o talento desta excepcional cantora, convidou a produtora Marisa Toledo para trabalharem juntos. Assim começou uma parceria que obteve os melhores resultados possíveis em quase oito anos de carreira.

BANTUQUERÊ
O Bantuquerê reproduz em menor escala uma bateria de escola de samba, com apoio de cordas e vozes, contando ao todo com 12 integrantes. A banda foi criada em 2003, no “Espaço Cultural Tambor Mineiro”, onde Bill Lucas (diretor musical do grupo, um dos mais conhecidos e atuantes músicos de Minas Gerais) ministrava o curso “Samba de Escola”. O grupo mistura batidas tradicionais com elementos de outros ritmos brasileiros e de outras partes do mundo, como África e Caribe.

NARY FARIAS
No show da próxima sexta-feira, a voz marcante da alagoana Dona Jandira irá se unir ao suingue de Nary Farias, cantora ipatinguense, na interpretação de grandes sucessos da música brasileira, de autores como Cartola, Orlando Silva, Vinícius de Morais, Lupicínio Rodrigues entre outros. O objetivo da união dessas duas belas vozes é promover a interação tanto cultural quanto de gerações, celebrando, em um grande show, a riqueza musical de nosso país e homenageando os grandes nomes do samba nacional.
Nary Farias é intérprete, já conhecida na região pelos seus belos trabalhos como “Estação 120” e “Canto das águas”, e prepara ainda em 2012 uma nova fase de sua carreira. Famosa por reverenciar autores negros de Minas Gerais, a cantora reforça suas raízes africanas ao mesmo tempo em que amplia suas fronteiras para outros ritmos, como o reggae e o soul.
Nary está em fase de preparação para seu primeiro disco, com lançamento previsto para o ano que vem e já ensaia um novo espetáculo, unindo clássicos do cancioneiro popular a composições inéditas vindas de todos os cantos de Minas.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com