Cidades

Municípios debatem a sustentabilidade rural

Secom PMI

IPATINGA
– Representantes de 20 municípios do Colar Metropolitano do Vale do Aço participaram do seminário regional organizado pela Prefeitura de Ipatinga para orientar produtores rurais sobre as vantagens do Cadastro Ambiental Rural (CAR), um registro eletrônico obrigatório. O evento aconteceu nesta quarta-feira (15), no Teatro João Paulo II no Centro Universitário Unileste, em Coronel Fabriciano.

Previsto no Código Florestal Brasileiro, o CAR deve ser feito como parte de processo de regularização ambiental dos imóveis rurais. Além da identificação e das delimitações da propriedade, são necessárias informações complementares, como a existência de nascentes, Áreas de Preservação Permanente (APP) e reserva legal. O produtor que não realizar o cadastro pode ficar impedido de obter créditos. A partir do CAR é feita a adesão do proprietário ao Programa de Regularização Ambiental (PRA), também estabelecido pelo Código Florestal.

PRESERVAÇÃO

“Entre os benefícios, o cadastro ambiental rural incentiva a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente tão importante para o desenvolvimento”, apontou o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Amarildo José de Assis, durante a abertura do evento. O secretário municipal de Serviços Urbanos e Meio Ambiente, Samuel José Gomes, ressaltou a importância da ampliação do debate em torno do tema. “O seminário oferece um espaço para o amplo

Técnico em Meio Ambiente da Prefeitura de Inhapim, Eduardo Felipe Ribeiro, de 27 anos, aprovou a iniciativa. “Principalmente os pequenos produtores e agricultores da região serão os mais beneficiados com as informações debatidas no seminário, enfatizando a importância do registro”, apontou.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com