Cidades

Município realiza apuração de novo LIRAa na segunda-feira

No LIRAa serão vistoriados lotes vagos, casas, prédios públicos, dentre outros

IPATINGA – De segunda (18) a quarta-feira (20), os agentes de controle de endemias da Prefeitura de Ipatinga iniciam a apuração de mais um Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa). Serão vistoriadas casas, lotes vagos e prédios públicos para identificar potenciais focos de larvas do Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.

O LIRAa é um importante instrumento para o município mapear onde estão os principais reservatórios do mosquito e quais os bairros, avaliar se as ações em curso estão surtindo efeito e se a comunidade continua atenta para a prevenção da dengue, zika e chikungunya. Com esses dados em mãos, a Prefeitura de Ipatinga consegue definir novas estratégias de prevenção e controle, além de ampliar as existentes. O resultado do novo LIRAa será divulgado até o final deste mês.

A Prefeitura de Ipatinga conta com o apoio da população para receber os agentes de controle de endemias em suas casas. O município lembra que os profissionais em campo estarão devidamente uniformizados e sempre utilizam crachá funcional, contendo nome completo, foto, matrícula e cargo. A identidade pode ser confirmada junto à seção de Controle de Zoonoses.

NOVOS KITS
Recentemente, a Prefeitura de Ipatinga adquiriu 100 novos kits para reforçar as ações de prevenção e controle da dengue, zika e chikungunya. Cada kit é composto por uma bolsa de lona impermeável, pipetas para coleta de amostra de possíveis focos, “pesca larvas”, lanternas e demais equipamentos de suporte para o trabalho realizado pelos agentes de controle de endemias do município em campo. As novas bolsas usadas pelas equipes são na cor azul escura com o brasão da Prefeitura de Ipatinga.

SERVIÇOS
Seção de Controle
de Zoonoses
Av. Simon Bolivar, 789, Cidade Nobre (área da Suplan)
Telefone: (31) 3829.8383 ou 3829.8313.


Levantamento em Timóteo será em outubro

O Levantamento do Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) em Timóteo será realizado no mês de outubro. Inicialmente, a atividade estava prevista para este mês, porém foi cancelada, pois o estado adotou política diferente da proposta pelo Ministério da Saúde para a realização do LIRAa. No que se refere ao levantamento de índice de infestação predial, a Secretaria Estadual de Saúde adotará outubro como mês de realização.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com