Cidades

Municipalização de escolas estaduais é descartada pelo prefeito de Ipatinga

IPATINGA – O prefeito Nardyello Rocha foi incisivo sobre a impossibilidade do município de Ipatinga absorver as escolas estaduais, conforme deseja a gestão do governador Romeu Zema. O governo estadual desencadeou em todo o estado um processo de transferência de responsabilidade das escolas estaduais para os municípios. Em muitos casos, as escolas do Estado já não estão mais oferecendo vagas para o próximo ano letivo, prejudicando a oferta e a qualidade da educação em Minas Gerais.

Ao abordar o assunto, o prefeito Nardyello Rocha salientou que tem um respeito muito grande pelo governo do Estado e pelo governador, mas descartou a hipótese de assumir o ônus das escolas estaduais. “Eu vejo que ele [Romeu Zema] está na contra mão da história, principalmente devido ao momento que estamos vivendo, porque o governo do Estado deve R$ 140 milhões só para o município de Ipatinga, inclusive em recursos do Fundeb, que é para pagar professor. Como vamos absorver o que é do Estado se não temos condições financeiras de gerir nem o que é nosso?”, questionou, arrematando: “Então, eu entendo que é de uma infelicidade muito grande e Ipatinga é radicalmente contra”.

VIGILANTE

Conforme Nardyello, a Prefeitura vai continuar acompanhando os desdobramentos do processo e se está se reunindo com os demais municípios mineiros para verificar a programação das aulas nas escolas estaduais no ano que vem. “Existem rumores de que algumas escolas não colocaram à disposição para o ano que vem algumas turmas. Estamos vigilantes e repito, hoje, o município não tem condições financeiras de absorver as obrigações que são do estado”.

O prefeito lembrou que a rede municipal tem 22 mil alunos. “Qualquer número que ultrapasse isso já é o suficiente para termos dificuldade, mesmo porque não vamos abrir mão da Escola de Tempo Integral que hoje tem 5.500 alunos”.

Nardyello disse não saber ainda o número exato de alunos da rede estadual que eventualmente poderiam ser transferidos ao município, e resumiu: “Mas sabemos que não temos condições de absorver”.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com