Cidades

Multidão vai às ruas contra o crack

(Crédito: André Almeida)

 

IPATINGA – Cerca de 10 mil pessoas participaram da 1ª Marcha contra o crack e outras drogas, realizada em Ipatinga na manhã desta sexta-feira (12). O evento, idealizado pela Comissão de Prevenção e Combate ao Uso de Drogas da Assembleia Legislativa, teve como intuito chamar a atenção para o crescimento do problema na região e alertar, sobretudo jovens estudantes, a respeito dos perigos das substâncias entorpecentes.

A caminhada partiu da avenida Zita Soares Oliveira, no Novo Centro, e seguiu até Praça Primeiro de Maio, no Centro de Ipatinga. Foram mobilizados estudantes de 22 escolas estaduais e de 32 instituições de ensino municipais da cidade, além de integrantes de projetos sociais do município. Com cartazes e faixas em punho, o público, em sua maioria adolescentes, repudiou o uso de drogas e pediram paz.

O deputado Vanderlei Miranda (PMDB), presidente da Comissão de Prevenção ao Uso de Drogas, explicou que a Assembleia Legislativa mineira foi a pioneira no país a destacar um grupo especialmente para tratar do tema. Segundo o parlamentar, é importante que o Legislativo percorra cidades de Minas porque em cada local existe uma demanda diferente da população. Como exemplo, ele citou o caso de Ipatinga, onde foi apurada a necessidade de instalação de um equipamento raio X no Centro de Remanejamento de Presos (Ceresp). No local, conforme Vanderlei, o trânsito de drogas é comum, tanto na entrada como na saída de visitantes.

O legislador também relembrou que a cura de um viciado não é fácil e por esse motivo é importante o combate. Ele ainda elogiou a participação popular no evento. “Esta marcha aconteceu em muitas cidades mineiras e Ipatinga está de parabéns porque foi a cidade que mais mobilizou pessoas. Vamos seguindo nesta luta em busca de soluções para este problema”, disse.

ARTICULAÇÃO

O movimento tem sido realizado pela Assembleia em diversos municípios do Estado. Em Ipatinga, a articulação para a participação dos estudantes e população ficou a cargo dos vereadores Roberto Carlos (PV) e Jadson Heleno (PPS), que esclareceu que a mobilização jovem foi fundamental para o sucesso da marcha.

“O crack se tornou um problema de todos. Envolver os jovens neste ato contra as drogas foi fundamental, porque são os jovens os mais prejudicados. Mostrar-lhes as consequências, as dificuldades encontradas para as famílias que buscam ajuda e o convívio social daqueles que conseguem a cura é extremamente importante”, enfatizou.

Aluno do 8º ano da Escola Municipal João Reis, Jonas Gabriel, 14, contou que, durante as aulas, os professores abordam os riscos proporcionados pelo uso de drogas. “Ainda são necessárias muitas ações para o combate ao crack. Porém, no dia a dia da escola recebemos informações que mostram os efeitos que essa droga tem, e isso já é muito importante”, comentou.

A professora do ensino fundamental em Ipatinga, Heloísa Rezende Tannure, acredita que toda ação é válida para evitar que crianças e adolescentes entrem para o mundo das drogas. “O uso de drogas se tornou algo normal e corriqueiro, o que muito me assusta. Por isso, temos que nos unir para buscar diversas ações de prevenção”, afirmou a educadora.

CURA DIFÍCIL

No Vale do Aço, apenas 30 a 40% dos dependentes químicos que conseguem internação se recuperam. Em todas as 14 comunidades terapêuticas da região, sendo quatro em Ipatinga, há fila de espera e faltam, sobretudo, as vagas sociais, que são aquelas custeadas por verbas públicas. A informação é do presidente do Conselho Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas (Conpud), Flávio Azevedo.

Para Azevedo, cada comunidade terapêutica do Vale do Aço trabalha com métodos próprios e todas operam com o número máximo de internos. “São principalmente jovens adultos que procuram ajuda. Não conseguimos atender a demanda. Muitas famílias não têm como arcar as despesas e grande parte destas comunidades não está pronta para captar recursos governamentais porque precisam se adequar às normas estabelecidas no Ministério da Saúde”, pontuou.

O evento desta sexta-feira contou com a participação de diversos políticos e autoridades, de Ipatinga e região. Vereadores de Santana do Paraíso participaram para divulgar a Marcha que ocorrerá na cidade nesta segunda (ver box). Ouras cidades da região Leste também vão receber o ato público. Governador Valadares e Coronel Fabriciano já tiveram requerimentos aprovados para a realização da Marcha contra o crack, faltando apenas a marcação da data para que possa se tornar realidade.

Santana do Paraíso marcha contra o crack e outras drogas na segunda
PARAÍSO –
Santana do Paraíso promove a sua primeira Marcha Contra o Crack e Outras Drogas nesta segunda feira (15). A marcha, de iniciativa da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), faz parte da Semana Estadual de Prevenção às Drogas, que acontece anualmente. O objetivo é mobilizar e sensibilizar todos os atores sociais em ações voltadas para a prevenção do uso abusivo das drogas.

A concentração será na praça da Matriz às 7h, e irá percorrer as principais ruas e avenidas do Centro de Santana do Paraíso. A programação prevê a participação de todas as escolas municipais e estaduais da região central, comunidades terapêuticas, associações de moradores, Conselho Tutelar, Polícia Militar e lideranças religiosas.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com