Cidades

Mudanças na Estrada Vitória-Minas são sugeridas para nova concessão

IPATINGA – Autoridades do Vale do Aço querem mudanças na atual proposta de renovação da concessão da Estrada de Ferro Vitória-Minas (EFVM), proposta pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). A reunião foi realizada na manhã desta quarta-feira (12), no auditório do Hotel San Diego, no bairro Horto, em Ipatinga.

O diretor nacional da ANTT, Weber Ciloni, participou da audiência que envolveu não só a renovação do contrato de concessão, mas também diversos pontos que também deverão ser incluídos no novo contrato. Entre as demandas estão a criação de um novo terminal ferroviário no Vale do Aço, novos horários para o transporte de passageiros, e o transporte de produtos diversos na linha férrea, além do minério de ferro, para que dessa forma possa ser aproveitado todo o potencial econômico das regiões do Vale do Aço e Rio Doce.

Audiência pública realizada em Ipatinga para discutir a concessão da Estrada de Ferro Vitória a Minas

PRORROGAÇÃO

A deputada estadual Rosângela Reis (Podemos) e diversas lideranças des setores políticos, econômicos e sociais do Leste de Minas também participaram da reunião. O pedido é pelo aprimoramento dos estudos para a prorrogação do prazo de vigência contratual da Concessionária da Estrada de Ferro.

Rosângela Reis defendeu a necessidade de um debate justo sobre as malhas ferroviárias do Estado. “Essa discussão é urgente, devemos buscar alternativas em nossos meios de transporte para o escoamento dos produtos de nosso Estado e País. E assim, não ficarmos reféns de situações como a greve dos rodoviários”, afirmou a parlamentar.

Rosângela Reis também destacou a importância de criação de uma comissão para acompanhar aplicação dos recursos de ordem pública direcionada para a Estrada de Ferro Vitória-Minas e que estes recursos sejam aplicados nos municípios cortados pela ferrovia.

ENTENDA

O Governo Federal quer antecipar a prorrogação do contrato de concessão de exploração da Estrada de Ferro Vitória a Minas com a Vale por mais 30 anos, desde que sejam feitos investimentos na construção da Ferrovia de Integração Centro-Oeste (Fico), no Mato Grosso, proposta que vem sendo criticada pelos parlamentares mineiros na Câmara Federal e Assembleia Legislativa.

De acordo com os estudos da ANTT, os valores de outorga chegariam a mais R$ 639 milhões, valor que vem sendo debatido e que os parlamentares acreditam que deva ser triplicado, devido a importância da via ferroviária para dois estados.

NOVO EDITAL

A ANTT abriu a Tomada de Subsídio nº 11/2018, com o objetivo de obter informações sobre dos potenciais usuários do Ramal de Desembargador Drummond (ou “Ramal de Piçarrão”), pertencente à concessão da Estrada de Ferro Vitória a Minas – EFVM e localizado no município de Nova Era. O objetivo é embasar análise técnica do pedido de desativação definitiva e desvinculação do referido ramal ferroviário feito pela EFVM.

A documentação completa relativa à Tomada de Subsídio pode ser acessada no site da ANTT. As contribuições por escrito poderão ser encaminhadas até 26 de outubro de 2018.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com