Cidades

Mudanças na distribuição da propaganda eleitoral

Deusmiro Brasil explicou que as alterações foram provocadas pelas mudanças de partidos dos deputados federais eleitos em 2010

 

IPATINGA – Os partidos e coligações que disputam as eleições majoritárias e proporcionais devem ficar atentos a partir desta terça-feira (28) para as alterações no mapa de mídia da propaganda eleitoral gratuita.
De acordo com Deusmiro Brasil, chefe do cartório eleitoral da zona 348°, as alterações são decorrência de retotalizações feitas pelos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) nas eleições para deputado federal, o que obrigou o Tribunal Superior Eleitoral, por meio do Processo Administrativo 65546, a recalcular os tempos da propaganda eleitoral.
“Essa recontagem dos votos ocorre quando um candidato que estava com o registro negado no dia da votação passa a ter a candidatura aceita após a análise de seu recurso. Com isso, os votos que eram considerados inválidos passam a ser válidos e contabilizados”, falou.
Em Ipatinga, as mudanças aconteceram apenas nos programas de rádio e televisão de duas coligações. A coligação ‘Pra Consertar de Novo’, da candidata Cecília Ferramenta, possuía 7 minutos e 4 segundos, terá agora 6 minutos e 57 segundos.
Já a coligação ‘Responsabilidade com Ipatinga’, da candidata Rosângela Reis (PV), que desfrutava de 14 minutos e 53 segundos, passou a dispor de 15 minutos. O tempo do PCB e do PMDB não teve alteração.

IPABA
A coligação ‘Ipaba de cara nova’, encabeçada por Marquinhos do Odilon (PDT), tem 13 minutos e 06 segundos. Já o ex-prefeito Geraldo da Farmácia (PMDB), da coligação ‘Fé e trabalho com honestidade’, ficou com 9 minutos e 39 segundos. E o candidato petista Adão do Correio com 7 minutos e 13 segundos.

TIMÓTEO
A Frente ‘Trabalho e cidadania’, do petista Keisson Drumond, que tinha 11 minutos e 26 segundos, perdeu seis segundos. Eles foram acrescentados ao programa do candidato do PSB, Sérgio Mendes, que passou de 15 minutos e 2 segundos para 15 e 8 segundos.

FABRICIANO
A alteração também atingiu o município de Coronel Fabricano. Contudo, o Cartório Eleitoral da comarca não quis divulgar o novo mapa de mídia dos tempos de televisão e de rádio por telefone.

TSE
A nova tabela foi feita pelo ministro Arnaldo Versiani, com base em petições feitas pelo Democratas (DEM) e Partido da República (PR). O DEM afirmou que havia um erro no anexo aprovado, pois sua bancada na Câmara Federal foi diminuída em 17 parlamentares – que migraram para o PSD – e não 19, como constava do documento. O PR afirmou que, após as eleições de 2010, o partido saiu com 41 deputados federais eleitos.
Dessa forma, com a nova tabela, para efeito de cálculo do tempo de propaganda, o Democratas passou a contar com dois deputados a mais. PR, PDT e PSB somaram mais um parlamentar cada. O Partido dos Trabalhadores tem dois deputados a menos e o PSDB, PV e PTdoB perderam parlamentar.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com