Cidades

Movimentos denunciam despejo em ocupações de Ipaba e Caratinga

IPATINGA – A Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) anuncia que irá cumprir de uma vez o despejo de seis ocupações rurais e urbanas consolidadas nas cidades de Ipaba e Caratinga, no Vale do Aço, em Minas Gerais. A denúncia foi feita pelas Brigadas Populares de Minas Gerais (BPs), Ocupações de Ipaba (Vale do Aço), Fórum das Comunidades de Resistência, Ocupações de Timóteo (Vale do Aço), Núcleo Jurídico das Brigadas Populares (NJBPs) e Comissão Pastoral da Terra (CPT).
Em comunicado à imprensa, as Brigadas Populares anunciam que “se somam na luta contra o despejo covarde de cerca de 300 famílias que vivem e produzem alimentos saudáveis em seis ocupações rururbanas nos municípios de Ipaba e Caratinga: Baixada do Angola, Córrego da Ascensão, Motocross, Córrego da Sementeira, Macuco e Paraíso. As famílias foram notificadas na última semana de uma reunião com a Polícia Militar e a operação está agendada para essa quinta-feira, dia 26 de outubro”.
Conforme a nota, “as ocupações resistem desde 2013, embora algumas famílias vivam nos terrenos há mais de uma década. Nesses quatro anos as comunidades se consolidaram mais e mais e a ocupação gradual das terras se deu de forma tão pacífica que algumas famílias tiveram as áreas ambientais delimitadas pelo município e respeitadas, muitas pagam luz da Cemig e o Imposto Territorial Rural (ITR) sobre as terras”.
Ainda segundo os ocupantes das terras “embora a Prefeitura de Ipaba, no início desse ano, tenha se comprometido com a regularização fundiária de bairros e ocupações, segundo informação do próprio site da Prefeitura (http://www.ipaba.mg.gov.br/…/ipaba-realiza-audiencia-p…/6504), nesse mês de outubro, seis processos judiciais totalmente distintos foram juntados em uma mesma ação de despejo organizada de forma abrupta e cruel pela PMMG sem que seja oportunizada às famílias alternativas de moradia e trabalho e sem a instauração de processos de diálogo e negociação”.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com