Cultura

Mostra Coletivo Aberto celebra 5 anos com mostra de espetáculos

IPATINGA – O teatro do Centro Cultural Usiminas receberá nesta sexta-feira (23) a primeira atração da mostra de espetáculos comemorativa dos 5 anos do Coletivo Aberto de Teatro, a preço popular. O grupo, que é sediado em Ipatinga e reúne artistas do Vale do Aço, preparou uma programação que vai até novembro, apresentando seus dois espetáculos de repertório: “As Aventuras do Super-Quixote” e “Procurando Firme!”, e também a estreia de um novo trabalho – “Monstrxs”.

PROPOSTA

O Coletivo, formado por Barbara Pavione, Camile Gracian, Léo Coessens e Lorrayne Sancar, surgiu em 2014 e desde então se dedica à pesquisa e criação de trabalhos voltados para a infância, mas que dialoguem com públicos de todas as faixas etárias. A investigação e a aproximação de diferentes linguagens também se fazem presentes na trajetória do grupo: uma forte ligação com a literatura, mas também com a música e até mesmo a performance. “Estamos pesquisando, criando, produzindo e circulando – nos fazendo cada vez mais presentes na cena cultural mineira. A mostra é uma forma de comemorar o caminho que vimos trilhando até aqui, mas também o caminho que ainda queremos percorrer – isso é só um começo!”, afirma Barbara Pavione, produtora do coletivo.

SUPER-QUIXOTE

A primeira atração da mostra é também o primeiro espetáculo do grupo: “As Aventuras do Super-Quixote” se apresenta no Teatro do Centro Cultural Usiminas, nesta sexta-feira (23/08) às 19:00. A montagem atualiza a estética medieval da obra original de Miguel de Cervantes para um universo contemporâneo, multicolorido e recheado de referências à cultura pop. O mundo da cavalaria andante se expande ao incorporar o mundo das histórias em quadrinhos, e aí tudo pode acontecer: livros viram revistas, inimigos são vilões intergalácticos, batalhas se tornam lutas de boxe e a clássica armadura de ferro medieval se converte em uma roupa plástico-emborrachada com direito à capa e cueca vermelha – no melhor estilo super-herói! As desventuras são encenadas por quatro atores que se desdobram em uma narrativa ágil e dinâmica, satirizando clichês de gênero e proporcionando uma experiência lúdica aos espectadores.

FICHA TÉCNICA

O elenco é formado por Barbara Pavione, Camile Gracian, Léo Coessens e Pedro Barroso. A direção é de Barbara Pavione e dramaturgia de Léo Coessens. Sonoplastia de Lorrayne Sancar; Cenografia e Figurinos de Camile Gracian. Contrarregragem de Luciano Soares Baroska; Desenho de Luz: Beto de Faria e Léo Coessens; Operação de luz: Andre Rissi.

SERVIÇO

“As Aventuras do Super-Quixote”

23 de agosto às 19h00

Teatro do Centro Cultural Usiminas (Shopping Vale do Aço)

Ingressos na bilheteria do teatro e site www.eventim.com.br: R$10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia-entrada)

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com