Cultura

Mostra aproxima inox da arte contemporânea

Para a confecção das peças, o artista reaproveitou tiras de aço inoxidável geradas no processo de acabamento dos produtos da Aperam

 

TIMÓTEO – Foi aberta na sexta-feira (15) a exposição “Transgressão”, do artista plástico de Timóteo, Rafael Cabral. A Mostra fica aberta ao público até o dia 31 de julho no Centro Cultural da Fundação Aperam Acesita. O trabalho, que conta com oito instalações, algumas interativas, foi construído com o objetivo de provocar o visitante. “A ideia é que as pessoas possam intervir em algumas peças, fazendo com que elas se modifiquem ao longo da exposição. Dessa forma, espero valorizar características ‘orgânicas’ e ‘mutáveis’ da obra”, explica Rafael.
Para a confecção das peças, o artista, além de outros materiais, reaproveitou tiras de aço inoxidável geradas no processo de acabamento dos produtos da Usina da Aperam South America. Esse material, cedido pela empresa, é geralmente separado como sucata, retornando ao processo produtivo como matéria-prima para os fornos elétricos da Aciaria.
“O inox é mais conhecido por sua aplicação utilitária, mas ele também pode ser aproveitado de forma artística”, ressalta Rafael. “As tiras que utilizei, por exemplo, são bastante maleáveis e podem ser manuseadas com facilidade. Além disso, sua capacidade de reflexão é muito alta, o que dá uma aparência diferenciada às obras”, completa.
A exposição também se destaca pelo uso de projeções audiovisuais criadas pelo próprio artista e de outros materiais reaproveitados na confecção das peças, como tubos de PVC.
“Transgressão” é a primeira exposição solo de Rafael Cabral. Para a coordenadora de projetos da Fundação Aperam Acesita, Marilene de Lucca, as peças apresentadas vão surpreender positivamente o público. “Elas são diferentes, dinâmicas e contemporâneas. Estamos ansiosos para ver a reação das pessoas”, revela.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com