Cidades

Morre ex-vereador Zé Horta, dirigente do PT e da CUT regional

FABRICIANO – Faleceu na manhã desta segunda-feira (17), aos 73 anos, o ex-vereador de Coronel Fabriciano, José Horta de Carvalho, o Zé Horta, do PT, que exerceu o cargo na 10ª Legislatura, entre 1989 e 1992. Morador do bairro Amaro Lanari, ele sofria complicações da diabetes e estava internado no Hospital Márcio Cunha, em Ipatinga.
Ainda nesta segunda, o vereador Marcos da Luz (PT) requereu do Legislativo que seja observado Luto Oficial de três dias pelo passamento do ex-parlamentar. O pedido foi prontamente atendido pelo Presidente da Casa, vereador Canídia (PT).

TRAJETÓRIA
Metalúrgico, Zé Horta era mineiro de Raul Soares, onde nasceu em 1942. Casado com Maria do Perpétuo Socorro e pai de três filhas, trabalhou na Usiminas por 23 anos. Foi testemunha ocular do “Massacre de Ipatinga”, em 1963.
Componente da Chapa 1 CUT Ferramenta, quando de sua primeira formação, há 30 anos, se candidatou à vice-presidência do Sindipa, o que logo motivou sua demissão.

“Zé Horta foi eleito vereador em Fabriciano no ano de 1988, formando com o também petista Geraldo Tadeu a primeira bancada do Partido dos Trabalhadores no Legislativo local”, lembrou Marcos da Luz. “Ele também se destacou na elaboração da Lei Orgânica do Município, sendo o relator do capítulo referente à política de Educação”, completou o atual parlamentar.

O ex-vereador ainda exerceu cargos na direção partidária, no Movimento Social do Amaro Lanari (Mosal) e na CUT Vale do Aço. Ele também foi assessor parlamentar do ex-deputado federal João Paulo Pires de Vasconcelos (PT), em 1993 e 1994. Atuou na Prefeitura Municipal (PMCF) como coordenador do setor de Almoxarifado, entre 1997 e 2000, e de 2005 até 2008.

“Anistiado político pelo Ministério da Justiça, em 29/12/2010, Zé Horta integrava o conselho fiscal da Associação dos Trabalhadores Anistiados de Minas Gerais (Atamig). Uma de suas últimas aparições públicas foi como depoente na Audiência Pública da Comissão Nacional da Verdade, dia 07 de outubro de 2013, sobre os 50 anos do ‘Massacre’, no Fórum de Ipatinga” destacou Marcos da Luz.

SEPULTAMENTO
Segundo informou a família, o corpo de Zé Horta será velado no Vale da Saudade Cemitério Parque (popularmente conhecido como “Cemitério da Sonja”), a partir de 07h desta terça (18). O sepultamento está marcado para as 16h.

Cecília lamenta a morte de Zé Horta

A prefeita de Ipatinga, Cecília Ferramenta, se solidariza com a família e amigos do metalúrgico e ex-vereador de Coronel Fabriciano, José Horta de Carvalho, que faleceu aos 73 anos na manhã desta segunda-feira. “O nosso amigo Zé Horta deixou marcas para sempre na história de luta dos trabalhadores do Vale do Aço, por melhores condições de vida e de trabalho. Testemunha do episódio conhecido como ‘Massacre de Ipatinga’, Zé Horta foi um dos líderes da Chapa 1 Ferramenta, em sua primeira formação, em 1985, numa época em que surgiram grandes lideranças do movimento sindical da nossa região”, recorda a prefeita.

Ao lado do ex-prefeito de Ipatinga, Chico Ferramenta, José Horta despontou na carreira política logo após ser demitido
por participar do movimento sindical. “A passagem do Zé Horta entre nós deve servir de inspiração para todos que conheceram a sua dedicação, a sua bondade para com o próximo e o seu compromisso com um país melhor e mais justo para todos”, conclui a prefeita Cecília Ferramenta.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com