Cultura

Morre Eric Hobsbawn, aos 95 anos

Hobsbawn nasceu em Alexandria, no Egito

BRASÍLIA – O historiador britânico Eric Hobsbawn morreu na madrugada de ontem (1º), em Londres. Considerado um dos mais importantes intelectuais do século passado, Hobsbawn tinha 95 anos e passou seus últimos dias internado em um hospital devido a uma pneumonia.
Hobsbawn nasceu em Alexandria, no Egito, ainda sob domínio britânico, poucos meses antes da Revolução Russa de 1917. Pouco tempo depois, sua família se mudou para a Áustria e, posteriormente, para a Alemanha. Judeus, os parentes com que vivia migraram para a Grã-Bretanha, após Hitler ter chegado ao poder, em 1933, inicialmente como primeiro-ministro, depois, com a morte de Paul von Hindenburg, como presidente.
Comunista mesmo após a derrocada do socialismo na União Soviética, Hobsbawn é autor de dezenas de livros, a maioria sobre o século 20, que ele classificou como “a era dos extremos”, título de uma de suas obras mais famosas, em que analisa as circunstâncias e as consequências históricas das catástrofes, guerras e crises registradas entre o início da Primeira Guerra Mundial (1914-1918) e a queda da União Soviética (1991).
Outros livros bastante populares do historiador são A Era das Revoluções – sobre as revoluções que explodiram na Europa a partir de 1848 -, História Social do Jazz e a autobiografia Tempos Interessantes.
Sua última obra publicada no Brasil, em 2011, se chama Como Mudar o Mundo. Nele, o escritor esmiúça a gênese da produção de Karl Marx (1818-1883), que recebeu influências do socialismo francês, da filosofia alemã e da economia-política britânica. É um mergulho na história do marxismo, mostrando como a trajetória desse pensamento se entrelaçou com as lutas sociais e políticas. Segundo o jornal britânico “Guardian”, o historiador tem um livro em revisão com publicação prevista para 2013.
Em 2003, Eric Hobsbawm veio ao Brasil para participar da primeira edição da Flip, a Festa Literária Internacional de Paraty, no RJ, evento do qual foi atração principal.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com