Cidades

Moradores do Bom Jardim apontam problemas no trânsito

IPATINGA – A Câmara Municipal realizou audiência pública na noite de segunda-feira (09) para discutir questões relativas ao trânsito no bairro Bom Jardim. O trabalho legislativo aconteceu no salão da União de Defesa da Comunidade do Bom Jardim (UDCBJ) e contou com grande participação de moradores e lideranças locais.

A audiência aconteceu em atendimento a requerimento feito pelos vereadores Juarez Pires e Saulo Manoel, que residem no bairro. Além dos parlamentares, fizeram parte da mesa de honra o secretário municipal de Serviços Urbanos e Meio Ambiente, Gustavo Lima, a presidente da Associação de Moradores do Bairro Bom Jardim, Maria da Penha Andrade Cruz, o representante do Conselho Municipal de Trânsito e Transporte, Geraldo José de Pinho, o supervisor da empresa Autotrans, Alexandre Barros, e o representante da Paróquia São Geraldo, Marcos Vinícius Padovani.

REIVINDICAÇÕES

Aproximadamente 20 moradores do bairro utilizaram a tribuna para apresentar reivindicações de melhorias no trânsito do Bom Jardim. Eles reclamaram de diversos problemas, como a ausência de faixas para travessia de pedestres em determinados locais, de ciclovias e do grande risco de acidentes.

Problemas de educação no trânsito também foram apontados, assim como o movimento intenso de veículos em muitas ruas. Em vários locais os carros estacionam dos dois lados das vias e comprometem o fluxo do trânsito. Outras reinvindicações foram a colocação de quebra-molas e placas de sinalização em diversos pontos e a revitalização da pintura de faixas de parada obrigatória e travessia de pedestres.

As principais vias que necessitam de um estudo para melhoria do trânsito, conforme a população, são as ruas Margarida, Padre Cicero, João Basílio Gomes, Rosa Branca e Cravo. O tráfego intenso nas avenidas das Flores e Orquídea também exigem uma solução, conforme os moradores que participaram da audiência pública.

CAOS
Silvânia Maria Venâncio, representante da Escola Pingo de Mel e moradora do bairro, afirmou que o trânsito da rua João Basílio Gomes é um caos. Existem duas escolas no local e já houve registro de acidentes com mortes. “Nos sentimos às vezes como se estivéssemos esquecidos pelas autoridades. Sugerimos que seja colocada mão única nesta rua, na descida em direção à rua Cravina. A pintura da faixa de pedestres também está apagada. Nós inclusive já fizemos um abaixo-assinado para que estas mudanças sejam feitas”, declarou.

Segundo o vereador Juarez Pires, a discussão sobre o trânsito no Bom Jardim pertence a todos e não somente às autoridades. “Todos nós temos que tomar conta do trânsito. Hoje todos buscam o conforto da família e naturalmente querem comprar um carro. E assim nós temos que pensar no trânsito daqui a três, quatro, cinco anos. Como vai ficar o trânsito no Bom Jardim?”, questionou.O parlamentar afirmou que já foram feitos alguns pedidos à Prefeitura para mudanças mais urgentes no trânsito do bairro.

 

Secretário destaca ações e diz que vai analisar casos
O secretário de Serviços Urbanos, Gustavo Lima, disse que a Prefeitura de Ipatinga faz constantemente intervenções no trânsito da cidade, como foi feito recentemente na rua João Basílio Gomes, e monitora os resultados. Se não forem positivos, novas alternativas são estudadas.

“Todas as reivindicações e sugestões feitas na audiência pública serão levadas para análise técnica do Departamento de Transporte e Trânsito. O trânsito, como foi dito na própria audiência, passa pela questão da educação, da humanização. Muitas vezes o pedestre não respeita motorista e o motorista não respeita pedestre. É preciso haver harmonia. Estamos trabalhando com campanhas educativas em parceria com a PM e, se houver necessidade, poderão ser adotadas também medidas repressivas”, alertou Gustavo Lima.

O secretário também afirmou que a Prefeitura têm substituído os semáforos antigos por equipamentos de led, privilegiando os cruzamentos mais complicados da cidade. Os semáforos de led são mais econômicos e permitem melhor visualização, trazendo mais segurança para o trânsito.

Conforme Gustavo Lima, entre as avenidas das Flores e Orquídea, será adotado nas ruas de ligação um sistema denominado binário, no qual uma rua desce e a outra sobe, o que deverá desafogar o trânsito no local.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com