Policia

Moradores de zona rural em Timóteo pedem reforço no patrulhamento policial

TIMÓTEO – Moradores das Chácaras Horto Malaquias, em Timóteo, pedem reforço na segurança pública no local. Pelo menos 15 famílias residem na área. O trecho até as casas não possui iluminação e é cercado por um matagal alto. Para chegar até as residências de forma mais segura, somente de carro ou moto.
Roseclear dos Reis Souza mora nas chácaras há mais ou menos 25 anos e conta que nunca se sentiu tão insegura como agora. Conforme relata, dificilmente há patrulhamento no local.
“A gente liga para a polícia e eles falam que não tem carro para atender. E já chegaram até falar que a gente pode andar tranqüilo aqui e ainda tratar com grosseria”, relata a moradora acrescentando que já foi abordada por bandido. “O ladrão colocou a arma na minha cabeça e me assaltou. A única coisa que eu fiz é dizer para o bandido que ele podia levar tudo, menos a minha vida”, relembra.
Os casos de moradores assustados no local são inúmeros. Outro que pediu para não ter o nome divulgado conta que chega à noite do serviço. Não tem carro e nem moto para passar mais rápido pelo trecho. “Antigamente não precisava, mas hoje eu uso uma lanterna e passo rezando o tempo todo até chegar em casa que é mais ou menos vinte minutos”, diz.

SEGUIDA POR ESTRANHOS
A dona de casa Marlene Alfreda da Cruz, de 46 anos, contou que já foi seguida por pessoas estranhas na estrada. Sem carro para trafegar durante o dia, o jeito é contar com a sorte de não ser abordada por um estranho.
“Eu já fui seguida por gente mal encarada. O que eu faço é despistar e fingir que estou falando com a polícia no telefone para ver se espanta. Eu estou sempre em vigilância para ver se não tem pessoas estranhas”, disse.
O ônibus não vai até a zona rural Horto Malaquias. O coletivo passa na avenida Monsenhor Rafael, via perpendicular à estrada perigosa. Marlene disse que leva pelo menos 20 minutos do asfalto até chegar em casa. “Sensação de segurança zero. Não temos nenhuma. A viatura vem aqui de vez em quando, e nós precisamos, porque as mulheres são as que mais descem sozinha para fazer alguma coisa”.
Ana Lopes Soares, 52 anos, mora na Chácaras há mais ou menos quatro anos. Ao longo dos anos a dona de casa disse que encontrou com o carro da polícia da estrada no máximo três vezes. “Eu acho que a polícia tem muito descaso aqui nesta localidade, porque se a gente avisa que tem gente diferente no local, eles deveriam dar uma passadinha. Tem muito carro parado nos cantos e a gente não sabe o que é”, relatou.
Ana possui três cachorros em casa e usa da estratégia para ser avisada se algum estranho aparecer. “Meu filho quer colocar câmeras de vigilância, mas estou querendo arranjar mais um cachorro, porque além deles me avisarem com o latido, eles também avisam os vizinhos que me ajudam quando não estou em casa ou não percebo algo”, contou a moradora.

O QUE DIZ A PM

O Comandante da PM de Timóteo Major Luiz Magalhães informou à reportagem da que o patrulhamento rural é feito no município de acordo com a demanda e a programação semanal. “À medida que temos informações de situações, este patrulhamento rural é realizado. Moradores desta localidade podem participar também das reuniões do Conselho de Segurança Pública, a próxima será no dia 7 de março no quartel da Cia, e trazer as demandas”, disse o Major.
(Crédito foto: Ronildo Bacardy)

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com