Cultura

Montagens do Endança encerram celebração

Grão Fotografia

IPATINGA – O Endança apresenta dois espetáculos no encerramento das comemorações dos 30 anos do projeto. São as Montagens do Endança, que são realizadas desde 2005 e conta com participação de bailarinos da região e coreógrafos convidados. O palco das apresentações é o teatro do Centro Cultural Usiminas e acontecem nos dias 10 e 11 de abril, a partir das 20h.

Salette Olguin, diretora artística do Endança, destaca que é motivo de muito orgulho comemorar trinta anos de edição de um projeto de dança, que é realizado no interior de Minas, cuja principal proposta é de reunir grupos de outros centros e apresentar o trabalho desenvolvido na região do Vale do Aço. Na primeira fase das comemorações, realizada nos dias 27 e 28 de março, o encontro reuniu cerca de 94 bailarinos, vindos de nove grupos distintos. Nestes dois dias o público conferiu performances de dança contemporânea, jazz, clássico e dança de rua.
A segunda fase é marcada pela apresentação das “Montagens do Endança”.

Para esta edição Salette Olguin, convidou dois coreógrafos: Adriana Villela e Lair Assis, ambos de Belo Horizonte, para trabalhar com 25 bailarinos do Vale do Aço. As atividades das montagens do Endança se iniciaram em dezembro de 2014, com a seleção dos participantes. Cerca de 40 bailarinos, de variados estilos, se inscreveram.

Destes, 25 foram selecionados pelos coreógrafos convidados e alguns participam dos dois espetáculos.
A bailarina Adriana Vilella, que assina o espetáculo “Divertssiment para Rachmaninoff”, tem sua carreira marcada por participações em importantes companhias nacionais e internacionais, como a Companhia de Dança do Palácio das Artes, Teatro Municipal do Rio de Janeiro, Companhia Nacional de Bailados de Portugal, Stdattheater Augsburg, na Alemanha e Companhia de Salgsburg na Áustria.

Atualmente é maitre e repetiteur. Ministra cursos de aulas de pontas e de repertório, sendo convidada constante a ministrar cursos em Monchemgladbach, na Alemanha. Em Ipatinga Adriana tem ministrado oficinas de ballet clássico, dentro da programação do projeto Centro de Referência em Dança do Vale do Aço e também assinou a direção do clássico de repertório “Paquita”, dentro do mesmo projeto.

SERVIÇO
Endança – Encontro de Dança do Vale do Aço
10 e 11 de abril 2014 – 20h – Centro Cultural Usiminas
Divertssiment para Rachmaninoff, de Adriana Vilella
Só sei que não sei dançar sem você, de Lair Assis
Elenco: Bailarinos do Vale do Aço
Ingressos: R$ 16,00. Meia-entrada R$ 8,00 para professores, estudantes, menores de
18 e maiores de 60, à venda na bilheteria do teatro. Informações (31) 3822 3031.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com