Cidades

Moção de aplauso a Bolsonaro causa reação nas redes sociais

IPATINGA – A decisão da ampla maioria dos vereadores de Ipatinga de aprovar a moção de aplauso ao presidente Jair Bolsonaro “pela forma competente com que tem governado o País neste momento de combate a pandemia covid-19 e crise econômica” causou reações imediatas de repúdio e indignação nas redes sociais. A iniciativa do vereador Nilson Teixeira de Morais (MDB), apoiada por 13 de seus pares, mais que uma provocação, é um verdadeiro achincalhe com uma parcela significativa da população da cidade, que não concorda com a homenagem ao “excelentíssimo sr. presidente da República Jair Messias Bolsonaro pela forma competente com que tem governado o País neste momento de combate a pandemia covid-19 e crise econômica”.

Além das manifestações individuais de indignação, revolta e repúdio à decisão da maioria dos vereadores, foi lançado um movimento pedindo a revogação da moção e um abaixo assinado digital #IpatingaNãoAplaudeBolsonaro, que caminhava para 2 mil assinaturas na manhã desta quinta-feira (28).

IRONIA

“Hoje – diz o manifesto do abaixo-assinado -, 27 de maio de 2020, o Brasil tristemente alcança a soma de 25.598 mortos pelo Coronavírus e, ironicamente, a Câmara Municipal de Ipatinga aprovou por 13 votos, uma moção de aplausos ao Presidente Bolsonaro em razão de sua gestão eficiente no combate ao Coronavírus. Cômico se não fosse trágico. Aplaudir o quê?”

O documento ressalta ainda que “ele [Bolsonaro] que desde o início da pandemia desvalorizou o trabalho sério e dedicado de toda uma rede nacional e mundial de cientistas e profissionais da saúde, declarou-se contra o isolamento e menosprezou a agressividade da doença. Ele que respondeu com ironia as perguntas sobre as mortes e ignorou as milhares de vítimas da COVID-19”.

“Ao contrário do que pensa grande parte dos vereadores de Ipatinga, entendemos que Bolsonaro vem se mostrando absolutamente incapaz de proteger a saúde da população e de preparar o país para as duríssimas consequências da crise sanitária sobre a economia, o emprego e a renda, estando à frente de um governo que agrava a crise ao invés de enfrentá-la, desorganiza ao invés de liderar e condena à morte os que deveria proteger”, critica o abaixo-assinado.

E finaliza: “Nós cidadãos e cidadãs de Ipatinga, não aplaudimos Bolsonaro, mas dirigimos os nossos aplausos e reconhecimento àqueles que, de fato, os merecem: médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, farmacêuticos, atendentes, encarregados da limpeza e demais funcionários que nos hospitais, travam a guerra em favor da vida e contra a pandemia; aos professores e a todos os profissionais da educação que não deixam nossas crianças e adolescentes desamparados em meio à pandemia e tentam, com todas as debilidades, levar educação de qualidade aos nossos estudantes. Enfim, reconhecemos, aplaudimos e agrademos a todos e todas que realmente não deixam a peteca cair e o Brasil parar em meio à crise provocada pelo Coronavírus”.

REAÇÕES

Veja algumas das manifestações nas redes sociais contra a moção de aplauso a Bolsonaro:

“Em mais uma ação lamentável, a Câmara aprovou uma moção de aplausos ao presidente do Brasil. Mas não com meu apoio. Votei NÃO!

NÃO em nome dos 25 mil mortos por covid-19, NÃO pela incompetência para administrar nossa nação, NÃO porque defendo a democracia, a liberdade, a livre expressão. Hoje e sempre: #elenão”, afirmou a vereadora Lene Teixeira – PT.

“A Câmara de Vereadores de Ipatinga aprovou uma Moção de Aplausos ao presidente por sua gestão eficiente do Brasil durante a pandemia. Votaram contra, apenas os vereadores Guedes e Franklin, e a vereadora Lene. Uma moção de aplausos é feita normalmente para aquelas pessoas, organizações e instituições que têm um trabalho de destaque para o povo de nossa cidade”,diz Vasco Lagares, ex-secretário de Assistência Social, citando uma série de atitudes do presidente Bolsonaro que prejudicam o combate à pandemia do coronavírus.

POUCO CASO

O Sindicato dos Servidores Públicos de Ipatinga emitiu nota sobre o assunto. A íntegra é a seguinte:

“Vivemos um momento de dor em nosso país, com mais de 20 mil mortos pela COOVID-19, um presidente que não se importa com o país, com a saúde de sua população ou em tomar medidas na contenção do vírus. O Brasil é vergonha diante da imprensa e da política nacional e internacional. Temos perdido investidores, o direito de entrar em países, tudo isso porque nosso chefa do executivo federal lida com deboche diante de uma doença tão séria. Paralelo a isso, vimos a Câmara de Ipatinga, que por maioria de votos, concedeu uma moção de aplauso ao presidente da República. Médicos e enfermeiros dando a vida para salvar outras vidas e diante do legislativo municipal,  a moção deve ser direcionada ao presidente.

Vergonhoso. Mais uma vez temos vergonha daqueles que nos representam”.

COMBATE À MENTIRA

Agentes e ativistas culturais, jornalistas, escritores e políticos ipatinguenses também se manifestaram contra a decisão da Câmara Municipal.

O Coletivo Baque Mulher lançou nota de repúdio intitulada “Uma mentira combatida mil vezes acorda uma sociedade”, afirmando que “é dentro desta máxima que o Baque Mulher Ipatinga faz essa nota de repúdio à moção de aplauso aprovada pela grande maioria da Câmara dos Vereadores de Ipatinga ao Presidente Jair Bolsonaro pelos esforço que o mesmo teria feito ao combate do Covid-19 e a crise econômica”.

Sobre “a forma competente com que tem governado o País neste momento de combate a pandemia covid-19”, justificada na moção, o Baque Mulher é taxativo: “A quem essas pessoas acham que conseguem enganar, então vamos colocar os dados: Brasil confirma mais de 25.598. País, o segundo com mais casos no mundo, confirma mais 20.599 infecções. A curva de mortes pela covid-19 segue em ascensão. Mesmo tendo tido as chances de não cometer os mesmos erros que outros países, o presidente só fez desinformar e estimular a população menos esclarecida a se contaminar com seus atos de total desprezo a vida das pessoas”.

VOTOS

Na sessão da Câmara que aprovou a moção, votaram contra a vereadora Lene Teixeira (PT), Sebastião Guedes (PMN) e Frasncklin Meirelles (Cidadania). O presidente da Câmara, Jadson Heleno não vota, e estavam ausentes os vereadores Tunico (Podemos) e Vanderson Autotrans (PMN).

Adelson Fernandes (Cidadania) – Sim

Ademir Cláudio (DEM) – Sim

Adiel Oliveira (pMN) – Sim

Avelino Cruz (PP) – Sim

Cassinha Carvalho (PL) – Sim

Francklin Meirelles (Cidadania) – Não

Fábio Pereira (PP) – Sim

Chiquinho (PP) – Sim

Gustavo Nunes (PSL) – Sim

Jadson Heleno (DEM) – Abstenção

Lene Teixeira (PT) – Não

Rominalda Paula (PP) – Sim

Nilsin Transnil (MDB) – Sim

Pra. Márcia Perozini (MDB) – Sim

Sebastião Guedes (PMN) – Não

Toninho Felipe (Cidadania) – Sim

Tunico (Podemos) – Ausente

Vanderson Autotrans (PMN) – Ausente

Ley do Trânsito (PSD) – Sim

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com