Cultura

Mistura Fina interpreta Cartola neste sábado

IPATINGA – O Grupo Mistura Fina e convidados participam do Festival de Verão apresentando neste sábado (13), às 20 horas, no teatro do Centro Cultural Usiminas, o musical Cartola, que estreou em setembro de 2014 e conta a trajetória de Angenor de Oliveira, conhecido na cena musical brasileira como Cartola. Em sua obra mais de quinhentas composições como As Rosas Não Falam, O Mundo é Um Moinho, Ensaboa Mulata, O Sol Nascerá.

Cartola é considerado por críticos e músicos como um dos maiores sambistas da Música Popular Brasileira. Nascido em 1908, no bairro do Catete, Rio de Janeiro, iniciou na música aos 8 anos, quando aprendeu a tocar cavaquinho com seu pai. Participava também de blocos carnavalescos e Folias de Reis. Aos onze anos, devido a problemas financeiros da família, mudou-se para o Morro da Mangueira. Foi aí que entrou em contato com o Carnaval Carioca. Criou o Bloco dos Arengueiros, embrião para fundar em 1928, a Estação Primeira de Mangueira, escola onde se consagrou como sambista, com os enredos que se imortalizaram. Sua fama desceu o morro e suas composições foram gravadas por Francisco Alves, Mário Reis, Carmen Miranda, e vários outros cantores famosos da época.

RESGATE
Sua obra ficou conhecida por todo o país. Ganhou vários desfiles de carnaval. Nos anos 60 fundou com a esposa, Dona Zica, o famoso Zicartola, misto de bar e casa de shows. O Zicartola foi um movimento cultural que resgatou o samba tradicional após décadas de ostracismo, ofuscado pelo rock and roll, pela bossa nova e todas as tendências da música pop. Mas que pouco durou pouco. Cartola caiu no esquecimento por muitas décadas e foi redescoberto, lavando carros por Sérgio Porto, conhecido como Stanislaw Ponte Preta e Hermínio Bello de Carvalho, que o levaram a gravar seu meu primeiro LP, em 1974, aos 66 anos de idade.

ESPETÁCULO
Mistura Fina Canta Cartola tem no elenco Valéria Altoé, Ildon Pinto, Plínio Fonseca, Rubim do Bandolim, Fabio Rangel,Rubens Nascimento, Wanderley Esteves, Éverson Salazar, Leandro Martins e Vicente Costa.
A direção musical e arranjos são de Elizeu Gomes e Éverson Salazar, a direção cênica e produção de Claudinei de Souza, com textos de Sávio Tarso e assessoria de imprensa de Marilda Lyra.
Para o Festival de Verão, o Grupo Mistura Fina em um novo formato, recebe convidados da região interpretando pérolas do repertório de Cartola. O Grupo vai contar com a participação da cantora Drielly Almeida e dos cantores Fabiano Cruz e Claudionor.

Ingressos antecipados para o espetáculo a R$ 15,00 (até duas horas antes) na bilheteria do teatro. Informações (31) 3822 3031.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com