Cultura

Missa celebra o centenário do jurista Orlando Milanez

O jurista Orlando Milanez foi repórter político e acompanhava o governador Benedito Valadares

 

FABRICIANO – Uma missa será celebrada hoje pelo bispo emérito Dom Lélis Lara, às 10 horas, no Mosteiro Santíssima Trindade, no bairro Contente, em Coronel Fabriciano, em razão da comemoração do centenário de nascimento do jurista e pioneiro Orlando Milanez, nascido na capital mineira em 5 de agosto de 1912.
A informação foi repassada ontem pelo vereador Marcos da Luz (PT), que durante o seu mandato tem buscado resgatar a história dos primeiros cidadãos que construíram a cidade. Ele é autor do Projeto de Resolução nº 478/2012, que concede diploma de Honra ao Mérito à família de Orlando Milanez em comemoração ao centenário de seu nascimento.
“Por ocasião do centenário de nascimento de Orlando Milanez, a história nos lembra um dos mais notáveis advogados do foro mineiro. Sua vasta ilustração e peregrina inteligência o colocaram no primeiro plano entre os cultores da ciência jurídica. Seus pareceres, por todos acatados, foram sempre verdadeiras lições de Direito. Foi o percussor da conciliação e do diálogo. Orlando Milanez foi uma pessoa que dedicou toda a sua vida ao combate à injustiça social”, destaca a justificativa anexa ao Projeto de Resolução.

BIOGRAFIA
Filho de Juvenato Milanez e Esther Coelho Milanez, fez seus primeiros estudos no Colégio Dom Bosco em Cachoeira do Campo e no Ginásio Mineiro de Belo Horizonte. Durante seus primeiros estudos universitários, era repórter político do Jornal Radical e Tribuna de Minas, acompanhava o Governador Benedito Valadares em suas viagens. Formou-se bacharel em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais em 1940. Aluno direto do Professor Alberto Deodato, por sua influência, ingressou na UDN. Nomeado Promotor de Justiça de Piranga, por oito anos, quando removeu para extinta comarca de Antônio Dias.
Orlando Milanez chegou na emancipação do município de Coronel Fabriciano. Em 1953, na criação da comarca, foi removido para aquela jurisdição, onde permaneceu até 1965, quando foi promovido para a comarca de São Francisco. Acometido de um enfarto, foi aposentado em 1966. Continuou residindo em Fabriciano, onde frequentava diariamente o fórum local, que atualmente leva o seu nome. Notável pelo saber e pelo caráter, prestou seus serviços advocatícios a todos os necessitados, sem cobrar.

FAMÍLIA
Era casado com Carmen Santos Milanez, deixou os seguintes filhos: Gema Esther Milanez de Almeida, viúva, serventuária da Justiça, Márcia Maria Milanez, Desembargadora, Orlando Milanez Filho, advogado e Pedro Márcio Milanez, radialista.
Orlando Milanez faleceu no dia 12 de setembro de 1985, em Coronel Fabriciano.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com