Cidades

Ministro dos Transportes vistoria BR 381 e destaca ritmo das obras

IPATINGA – O ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos fez uma avaliação otimista do ritmo das obras na BR-381 durante visita ontem a Ipatinga, acompanhado da prefeita Cecília Ferramenta (PT), que aproveitou para cobrar as reivindicações entregues pelos prefeitos do Vale do Aço, durante a visita da presidenta Dilma Rousseff. Ela também reiterou o pedido para a realização de intervenções no perímetro urbano da rodovia em Ipatinga.

Ao avaliar o andamento das obras, o ministro disse que teve uma impressão positiva. “Veja que estamos falando de aproximadamente 330 km de duplicações. Destes 330 km grande parte está numa área de engenharia de difícil, numa área onde os custos de alguns quilômetros de execução são bastante elevados”, salientou.

Em relação às melhorias solicitadas pela prefeita Cecília Ferramenta sobre o perímetro urbano de Ipatinga, o ministro disse que elas serão examinadas. “Na medida em que forem justificáveis, serão tomadas todas as providências em relação ao que foi demandado pela Prefeitura”, prometeu.

AVANÇOS

Paulo Sérgio Passos destacou o avanço das obras no lote 3, onde estão sendo construídos dois túneis de cerca de 800 metros e as obras já avançaram cerca de 400 metros. “Também pudemos verificar avanços bastante expressivos no lote 7”, disse, contabilizando que o processo de duplicação já conta com 9 lotes de obras contratadas.

“Ainda no mês de novembro, antes de terminar o ano deverá ser feita a licitação dos dois lotes mais próximo a BH, que demoraram um pouco mais porque são mais complexos. Ali, todo o trabalho de execução das obras se dá com nível de produtividade de equipamentos menor, há grande concentração de famílias que deverão ser reassentadas, mas tudo isso vem sendo tratado de forma cuidadosa”, adiantou o ministro.

“No trecho mais próximo a Governador Valadares, com as empresas já contratadas, nós vamos desenvolver os serviços de duplicação onde estava previsto. Ao mesmo tempo, o Dnit está cuidando dos anteprojetos para contratar a parte que ficou faltando nestes lotes, em termos de duplicação, o que ocorrerá rapidamente”, disse.

VARIANTE

Paulo Passos lembrou que os 40 km relacionados à variante de Santa Bárbara também demandarão um pouco mais de tempo, mas o Dnit já está realizando os trabalhos internos de maneira acelerada. “Nós imaginamos que, concluídos os anteprojetos, que serão divididos em 2 lotes, nós poderemos ao final do 1º semestre 2015, licitá-los”, adiantou.

JUSTIÇA
O ministro também elogiou o papel da justiça mineira em relação aos processos de liberação das obras. “Um aspecto importante mencionado aqui é a forma cooperativa como a justiça mineira tem se colocado em relação a esta obra e isto é muito positivo. É muito bom, porque é somando e estando juntos que conseguiremos dar solução e fazer com que as coisas aconteçam mais rapidamente”, agradeceu.

CRÍTICAS

O ministro Paulo Passos rebateu as críticas da oposição sobre a falta de investimento do governo em infraestrutura. “Acho que esta é uma crítica improcedente porque quem tem um programa de investimento em infraestrutra como o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), e não falo somente de transportes, que o governo vem desenvolvendo, tem a prova mais cabal de que esta afirmação não encontra amparo na realidade”.



A comitiva do Ministério dos Transportes e DNIT e autoridades regionais no túnel em construção em
Antônio Dias, que fica pronto em julho de 2017

Licitação para obras na ponte velha é prevista para novembro
A realização das obras de reforma na ponte velha que liga Coronel Fabriciano a Timóteo voltou a ser objeto de reivindicação durante a visita do ministro Paulo Sérgio Passos ontem em Ipatinga. A prefeita Cecília Ferramenta lembrou o documento entregue à presidente Dilma Roussef em recente visita à região, que, entre outras reivindicações, pede a solução para o problema. A deputada estadual Rosângela Reis (PROS) também cobrou a realização da obra.
O diretor geral substituto do Dnit, Tarcísio de Freitas, disse que foi feita uma visita de vistoria no local e inclusive foi cogitada a possibilidade de demolição da ponte – hipótese que já foi descartada.

Segundo ele, na ponte velha existem dois tipos de estrutura, com idades diferentes. “Nós verificamos qual era a melhor solução de engenharia, porque, às vezes, é mais fácil demolir e fazer novamente. Mas ali não parece ser o caso, a gente consegue recuperar uma das estruturas e compatibilizar o funcionamento destas duas estruturas que são praticamente independentes, que é uma solução interessante do ponto de vista técnico”, observou.
O diretor do Dnit também disse que os estudos para a reforma da ponte velha estão bem adiantados e a licitação está prevista para meados de novembro.

Diretor do Dnit mostra processo de cada lote das obras na BR-381

IPATINGA – O diretor geral substituto do Dnit, Tarcísio de Freitas, fez ontem durante a visita do ministro Paulo Sérgio Passos uma exposição avaliando o andamento das obras de duplicação em vários trechos da BR-381. A obra tem uma extensão total de 303 km, dos quais 215 km serão duplicados. O empreendimento foi dividido em 11 lotes, 9 dos quais já foram licitados e 2 ainda serão licitados (alguns lotes são subdivididos). Ao longo do trajeto serão realizadas 131 obras de artes especiais (viadutos, passarelas, obras de drenagem e contenção) e 5 túneis. O custo total dos lotes licitados está estimado em R$ 2 bilhões.

O lote 1, que vai de governador Valadares até Belo Oriente e tem 73 km, teve 15% das obras realizadas. No local estão sendo feitas obras de pavimentação e restauração do pavimento existente. A previsão de conclusão é fevereiro de 2016.

O lote 2, entre Belo Oriente e a MG 320 na entrada para Jaguaraçu, também é objeto de obras de restauração e pavimentação. Ao final, a obra de 60 km, terá um trecho duplicado de 30 km.

O lote 3, da MG 320 até o ribeirão da Prainha, tem uma extensão de 28 km e será totalmente duplicado. A obra custará R$ 298 milhões e está prevista para ser concluída em fevereiro de 2017.

Este mesmo lote tem duas subdivisões. O lote 3.1 é a construção de dois túneis ao custo de R$ 56 milhões; suas obras avançam cerca de 10 metros diariamente com homens trabalhando em três turnos. A previsão de conclusão é julho de 2017. O sublote 3.2 inclui os túneis em Antônio Dias e Prainha, ao custo de R$ 76 milhões, previstos para serem entregues em maio de 2016.

O lote 4 vai do ribeirão da Prainha ao acesso sul de Nova Era, tem extensão de 18,8 km e será totalmente duplicado. O projeto está em fase de aceitação (discussão com a sociedade, soluções técnicas e judiciais, etc) e custará R$ 129 milhões, com prazo para execução de 24 meses.

A variante de Santa Bárbara, um dos trechos mais importantes da obra, será totalmente duplicado, o que não exigirá a duplicação do trecho entre Nova Era e São Gonçalo do Rio Abaixo, já que o tráfego pesado será reduzido neste trecho. A previsão é de que a obra seja concluída no 2º semestre de 2016.

O lote 5 vai de São Gonçalo a João Monlevade e está em fase de aceitação. A obra vai custar R$ 130 milhões e deve demorar 24 meses depois de iniciada.

O lote 6 também está em fase de aceitação. Vai de João Monlevade ao rio Una. É considerado um dos trechos mais complicados, porque exige adequações no traçado, ajustes nas curvas e outras obras, mais complexas. Seu valor está previsto em R$ 38 milhões e o prazo para execução é de 36 meses.

O lote 7 vai do rio Una a MG 435 (Caetés) e será totalmente duplicado. A obra está em fase adiantada e vai custar R$ 530 milhões. A previsão de realização da obra é de 36 meses.

O lote 8, que vai da MG 435 (Caeté) até a MG 020, foi licitado duas vezes, sem sucesso. As dificuldades são atribuídas ao grande número de assentamentos a ser realizados em função da obra. O Dnit afirma, contudo, que grande parte dos cadastros para reassentamento já foram feitos, o que agilizará o andamento da obra, quando a licitação for aprovada. Um novo processo está previsto para ser realizado em novembro.

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