Nacionais

Ministro diz que Dilma é ‘inatacável’

Alex Ferreira/Câmara dos Deputados

BRASÍLIA – O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, defendeu a presidente Dilma Rousseff e negou que ela tenha, em algum momento, solicitado interferências nos processos de investigação ou reclamado de sua atuação à frente do ministério. “É uma pessoa de honestidade inatacável. Seus próprios adversários reconhecem a honestidade da presidente Dilma. Nenhum fato relacionado à corrupção chegará perto da presidente”, garantiu o ministro, em depoimento na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras.

Cardozo também negou envolvimento do órgão na Operação Politeia, deflagrada ontem, com a execução de mandados de busca e apreensão na residência de políticos suspeitos de envolvimento com o esquema de corrupção na Petrobras investigado pela Operação Lava Jato. “As decisões de ontem foram decorrentes de solicitações do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, e do relator do processo no Supremo, Teori Zavascki. A Polícia Federal apenas cumpriu mandados, por ordem do STF”, explicou.

VAZAMENTO
O deputado Valmir Prascidelli (PT-SP) criticou o vazamento seletivo do conteúdo das investigações da Lava Jato. Cardozo respondeu que determinou a apuração de inquéritos policiais que estão em curso para verificar os vazamentos ilegais. “Se for detectado o autor, ele será punido”, informou.

Cardozo também negou que tenha se reunido com o advogado do presidente da UTC, Sérgio Renault, após ser questionado pelo deputado André Moura (PSC-SE). Ele informou que havia se encontrado com o advogado e ex-deputado Sigmaringa Seixas para tratar de assuntos pessoais e apenas cumprimentou Renault, com a porta aberta, quando se avistaram na antessala do gabinete do ministro, pois o advogado aguardava Seixas para um almoço.

Questionado pelo deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP) sobre encontros que teve com o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, o ministro da Justiça afirmou que se encontraram, apenas em junho e julho, mais de cinco vezes em diversas situações. Cardozo reafirmou que faz parte das atribuições do cargo.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com