Cidades

Ministro discorda de “desindustrialização”

Ao lado de Luiz Carlos Miranda (PDT) e do deputado federal José Silva, o ministro Brizola Neto falou sobre o panorama favorável à geração de postos de trabalho   (Crédito: Nadieli Satlher)

 

IPATINGA – O presidente do Sindipa, Luiz Carlos Miranda (PDT), recebeu na manhã de ontem (14) a visita do Ministro do Trabalho, Emprego e Renda, Brizola Neto, do mesmo partido, que veio ao Vale do Aço para participar do evento ‘Desindustrialização do Brasil e Relações do Trabalho”.
O encontro serviu para que os trabalhadores, lideranças sindicais e representantes políticos pudessem debater as políticas públicas de fomento à geração de emprego e renda em níveis estadual e federal. Além do ministro, o secretário de Estado de Emprego e Renda, Hélio Rabelo, também esteve em Ipatinga.
Entre os presentes, os presidentes do Sindcomércio, José Maria Facundes, e da Fiemg Regional Vale do Aço, Luciano Araújo, representantes da AAPI, de empresas da região, prefeitos e vereadores, integrantes das polícias Militar e Civil, os deputados estaduais Rosângela Reis (PV) e Celinho do Sinttrocel (PCdoB), os deputados federais Zé Silva e Ademir Camilo.
O presidente do Sindipa, Luiz Carlos Miranda, explicou que o convite para a visita foi feito com o intuito de debater o atual cenário econômico brasileiro. “Precisamos intensificar as discussões sobre o processo de desindustrialização no Brasil, principalmente em nossa região, e os impactos na vida dos trabalhadores, para assim podermos buscar avanços que contribuam para a melhoria da qualidade de vida dos profissionais”.
O ministro disse não concordar com o termo “desindustrialização”. Para ele, este processo aconteceu na década de 90. Brizola Neto explicou que o mercado hoje está mais competitivo por causa da crise internacional. “O Brasil está atento ao que está acontecendo no mundo e tem buscado resistir aos efeitos da crise. Estamos investindo em infraestrutura e priorizando programas que impulsionem a produção, valorizando o trabalho e o trabalhador, e isto tem diferenciado o país do resto do mundo”.
O representante do Governo Federal disse ainda que estão sendo feitos investimentos na logística e em questões macroeconômicas, como os juros, para que haja aumento da competitividade das empresas nacionais. “E esses investimentos estão sendo feitos prezando sempre pela manutenção dos direitos e garantias dos trabalhadores”, avaliou.
Outro ponto abordado por Brizola Neto foi que, apesar da maior competitividade no mundo, o país tem conseguindo gerar empregos. Segundo dados do Ministério, em todos os meses deste ano houve saldo positivo. Só em julho foram 4 mil novos postos de trabalho, superando 2011. “Os setores que têm sido desonerados, como o desconto de IPI, são os que têm respondido positivamente ao processo de reaquecimento da economia nacional”.

INAUGURAÇÃO
Durante a visita, o ministro Brizola Neto visitou a sede do sindicato e inaugurou a sala do Centro Oftalmológico Leonel Brizola, uma homenagem ao ícone do trabalhismo no Brasil.
“Muitos trabalhadores precisam ir a outras cidades fazer tratamento de saúde. A proposta do sindicato é oferecer esses serviços aqui pra evitar esse deslocamento”, disse Luiz Carlos.

HOMENAGEM
Em agradecimento à presença do ministro, o presidente Luiz Carlos Miranda entregou a Brizola Neto um artesanato produzido pelo funcionário da Usiminas, Onezio Valente. O objeto era uma réplica de mesa de carpinteiro com miniaturas de ferramentas.

CONFIRA AS DECLARAÇÕES DO MINISTRO DO TRABALHO

JUVENTUDE

“Em todo o mundo, o índice de desemprego na idade jovem é três vezes maior que em qualquer outra faixa etária. O programa brasileiro tem grandes oportunidades de qualificação profissional. Esse é o grande caminho para a gente conseguir inserir o jovem brasileiro. Primeiro resgatar uma dívida secular que o estado brasileiro tem com seus jovens, adolescentes e crianças. Fazer um grande investimento numa rede de educação pública de qualidade, e preferencialmente integral”.

DESONERAÇÃO
“Para a indústria, tivemos a redução da energia, medida também importante que vai aumentar a competitividade das empresas brasileira”.
“Se por um lado é renúncia de arrecadação, por outro ela é incentivo e fomento de desenvolvimento econômico. Então o que você pode perder na alíquota, temos a possibilidade de ganhar na quantidade de produção e consumo de riquezas e valores. Essa é uma conta e ajuste muito fino, tanto é que os setores que estão desonerados são criteriosamente estudados e essa negociação é feita com o governo estadual”.

EDUCAÇÃO
“Precisamos melhorar a educação básica e oferecer qualificação para várias outras áreas que hoje não recebem tanto investimento por causa da complexidade. O Ministério tem trabalhado neste sentido. Qualificaremos os trabalhadores para atuarem em áreas com maior potencial de crescimento no Brasil, como indústria naval e petrolífera. Melhorar a qualificação dos trabalhadores aumenta a competitividade das empresas nacionais, gera novas oportunidades de emprego e cria um mercado consumidor potente”.


Ainda durante a visita, foi inaugurado o Centro Oftalmológico do Sindipa, que recebeu o nome de
Leonel Brizola, avô do ministro

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com