Nacionais

Ministro da Educação diz que “o País vive a maior revolução de ensino nos últimos 20 anos”

Segundo o ministro, o maior feito do governo foi retirar o kit gay das escolas e colocar livros para os estudantes lerem com as famílias

BRASÍLIA – O ministro da educação Abraham Weintraub afirmou durante reunião da Comissão de Educação na Câmara dos Deputados que o país “vive a maior revolução na área do ensino dos últimos 20 anos”. “O símbolo máximo disso é que sai o kit gay e entram livros para as crianças lerem com os pais, as crianças que estão fora das creches começarão a chegar no ano que vem, teremos internet a todas as escolas públicas do Brasil”, declarou durante a sessão. O “kit gay” era, na verdade, um material educativo chamado “Escola sem Homofobia”, que tinha como objetivo combater a violência e o preconceito contra a população LGBT (composta por travestis, transexuais, gays, lésbicas, bissexuais e outros grupos). O material foi suspenso pela então presidenta Dilma Rousseff após críticas de setores conservadores.

INEFICIÊNCIA E FALTA DE PLANEJAMENTO

As declarações do ministro vão na contramão do que apontou o relatório da Comissão Externa de Acompanhamento do MEC (Comex) apresentado no último dia 3 de dezembro. O grupo de trabalho apontou que o planejamento e a gestão do Ministério da Educação estão muito aquém do esperado, também destacou a baixa execução orçamentária de diversos programas educacionais, alguns próximos a zero, e a falta de publicação do planejamento estratégico pela pasta contemplando o ano de 2019.

O relatório ainda aponta entre as suas principais conclusões que as secretarias ligadas à pasta não publicaram seus planos de trabalho e que, os publicados, não apresentam priorizações, clareza nas metas, prazos ou responsáveis para as ações propostas. Ainda de acordo com a comissão, a atual gestão apresenta o menor número de agentes em cargos de confiança com experiência em instituições acadêmicas, na educação, em órgãos públicos subnacionais ou até mesmo órgãos vinculados ao MEC.

A atual gestão, avalia o grupo, não avançou nem em pautas dadas como prioritárias pelo governo, caso da Política Nacional de Alfabetização que “não tem um plano de ação e nenhum dos entes federados sabe como e quando chegará às escolas. Além disso, a maior parte das políticas nacionais de alfabetização não foram executadas, o que é ainda mais grave”, aponta o documento.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com