Cidades

Ministro avalia que ritmo de obras na BR-381 é positivo

IPATINGA – O ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos fez uma avaliação otimista do ritmo das obras na BR-381 durante visita ontem a Ipatinga, acompanhado da prefeita Cecília Ferramenta (PT), que aproveitou para cobrar as reivindicações entregues pelos prefeitos do Vale do Aço, durante a visita da presidenta Dilma Rousseff. Ela também reiterou o pedido para a realização de intervenções no perímetro urbano da rodovia em Ipatinga.
Ao avaliar o andamento das obras, o ministro disse que teve uma impressão positiva.
“Veja que estamos falando de aproximadamente 330 km de duplicações. Destes 330 km grande parte está numa área de engenharia de difícil, numa área onde os custos de alguns quilômetros de execução são bastante elevados”, salientou.
Em relação às melhorias solicitadas pela prefeita Cecília Ferramenta sobre o perímetro urbano de Ipatinga, o ministro disse que elas serão examinadas. “Na medida em que forem justificáveis, serão tomadas todas as providências em relação que foi demandado pela Prefeitura”, prometeu.

AVANÇOS
Paulo Sérgio Passos destacou o avanço das obras no lote 3, onde estão sendo construídos dois túneis de cerca de 800 metros e as obras já avançaram cerca de 400 metros. “Também pudemos verificar avanços bastante expressivos no lote 7”, disse, contabilizando que o processo de duplicação já conta com 9 lotes de obras contratadas. “Ainda no mês de novembro, antes de terminar o ano deverá ser feita a licitação dos dois lotes mais próximo a BH, que demoraram um pouco mais porque são mais complexos. Ali, todo o trabalho de execução das obras se dá com nível de produtividade de equipamentos menor, há grande concentração de famílias que deverão ser reassentadas, mas tudo isso vem sendo tratado de forma cuidadosa”, adiantou o ministro.
“No trecho mais próximo a Governador Valadares, com as empresas já contratadas, nós vamos desenvolver os serviços duplicação onde estava previsto e, ao mesmo tempo, o Dnit está cuidando dos anteprojetos para contratar a parte que ficou faltando nestes lotes, em termos de duplicação, o que ocorrerá rapidamente”, disse.

VARIANTE
Paulo Passos lembrou que os 40 km relacionados à variante de Santa Bárbara também demandarão um pouco mais de tempo, mas o Dnit já está realizando os trabalhos internos do Dnit de maneira acelerada. “Nós imaginamos que, concluídos os anteprojetos, que serão divididos em 2 lotes, nós poderemos ao final do 1º semestre 2015, licitá-los”, adiantou.

JUSTIÇA
O ministro também elogiou o papel da justiça mineira em relação aos processos de liberação das obras. “Um aspecto importante mencionado aqui é a forma cooperativa como a justiça mineira tem se colocado em relação a esta obra e isto é muito positivo. É muito bom, porque é somando e estando juntos que conseguiremos dar solução e fazer com que as coisas aconteçam mais rapidamente”, agradeceu.

CRÍTICAS
O ministro Paulo Passos rebateu as críticas da oposição sobre a falta de investimento do governo em infraestrutura. “Acho que esta é uma crítica improcedente porque quem tem um programa de investimento em infraestrutra como o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), e não falo somente de transportes, que o governo vem desenvolvendo, tem a prova mais cabal de que esta afirmação não encontra amparo na realidade”.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com