Cidades

Ministério aprova combate à dengue em Ipatinga

Rodrigo Said na Unidade de Hidratação: “Em nossa visita é possível verificar que as ações recomendadas já estão sendo realizadas pelo município”      (Foto: ACS/PMI)

IPATINGA – Avaliar a estrutura de atendimento aos pacientes; verificar in loco a situação epidemiológica de Ipatinga e do Vale do Aço; discutir as ações e a possibilidade de envio de novos reforços para o combate à dengue. Em linhas gerais, esta foi a pauta discutida durante a visita do assessor técnico do Ministério da Saúde, Rodrigo Said, na sua passagem pelo município, na tarde desta sexta-feira (01).

“Num primeiro momento, estamos realizando um levantamento da estrutura já disponibilizada pelos municípios, em parceria com o Estado e o Ministério da Saúde. Agora é acompanhar o ritmo de crescimento de casos nos meses de fevereiro e março, verificar se o fluxo de atendimento continuará adequado e, juntamente com os municípios, avaliar a necessidade de ampliar a ação”, pontuou o representante do Ministério de Saúde, Rodrigo Said.

ESTRATÉGIA
A visita de Rodrigo Said começou pela Unidade de Hidratação 24 horas da Policlínica Municipal, no bairro Cidade Nobre. Acompanhado de representantes da Secretaria de Estado da Saúde, do secretário de Saúde de Ipatinga, Eduardo Penna, e da imprensa regional, Said elogiou a estratégia adotada pela Prefeitura de Ipatinga para conter o avanço da epidemia.

“Em nossa visita é possível verificar que as ações recomendadas já estão sendo realizadas pelo município”, afirmou o assessor técnico do Ministério da Saúde, antecipando a necessidade de se pensar e efetivar, em médio prazo, um plano regional para evitar que o problema se repita nos próximos anos. “O importante agora é pensar estratégias e realizar um trabalho conjunto, inclusive com a comunidade, para estabilizar o quadro”, orientou.
Integraram a comitiva que visitou Ipatinga nesta sexta-feira, acompanhando o assessor do Ministério da Saúde, o médico infectologista da Coordenadoria da Vigilância em Saúde, Frederico Amâncio, representante da Assistência em Saúde, Rodrigo Brasil, a coordenadora regional da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado da Saúde, Cássia Soares.


Com 4.708 casos notificados até o último dia 30 de janeiro, as ações do Plano Municipal de Enfrentamento
à Dengue já começam a surtir efeito


Ações estabilizam quadro de epidemia
Ipatinga
– Embora a situação ainda seja preocupante, com 4.708 casos notificados até o último dia 30 de janeiro, as ações do Plano Municipal de Enfrentamento à Dengue já começam a surtir efeitos. “Todas as secretarias da administração municipal trabalham em conjunto nas ações para estabilizar o quadro”, afirma Eduardo Penna, secretário de Saúde de Ipatinga, destacando que, embora longe do ideal, o fluxo de atendimento na rede municipal de saúde começa a dar sinais de melhoras, com o acolhimento mais ágil e de qualidade para o paciente com suspeita da doença.

Desde a semana passada, a Secretaria Municipal de Saúde implantou mais uma ação com objetivo de melhorar os serviços de controle da doença. Este é o caso da descentralização do acolhimento e os primeiros atendimentos aos pacientes, que também passaram a ser realizados nas 18 unidades da rede municipal de saúde.

Referência
Conforme Eduardo Penna, a Unidade de Hidratação da Policlínica Municipal continua sendo a referência para os casos de dengue, mas os profissionais da rede municipal estão capacitados para fazer os primeiros procedimentos e encaminhamentos quando necessários. Hoje, a unidade atende em média a 200 pacientes por dia, contra os cerca de 400 atendimentos diários registrados na primeira semana de janeiro, quando entrou em funcionamento.

Teste Rápido
Na próxima semana, a rede municipal passará a oferecer outro serviço de controle da endemia, por meio do Teste Rápido NS1, exame sorológico que permite diagnosticar o vírus da dengue em até 20 minutos. A princípio serão ofertados 400 testes para a Unidade de Hidratação e outros 60 para o Hospital Municipal de Ipatinga. Seguindo orientação médica, o exame é fornecido a pessoas com doenças correlacionadas (gestantes, idosos, hipertensos e diabéticos). O teste será oferecido pela rede municipal de saúde em parceria com o governo de Minas Gerais.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com