Cidades

Minas e ES voltam a ter chuva nos próximos dias

IPATINGA – Os meteorologistas do site Climatempo, que mantêm contato permanente com a Secretaria Municipal de Segurança e Convivência Cidadã de Ipatinga (Sescon) e a Defesa Civil local acerca das condições climáticas no Estado e região, emitiram nesta terça-feira (9) um comunicado sinalizando para a volta das chuvas no Leste de Minas, a partir desta quarta-feira (10). A previsão é que, embora em menor intensidade, as chuvas continuem caindo também na quinta (11) e na sexta-feira (12).

Para esta quarta-feira, conforme o titular da Sescon, Amador Francisco da Silva Neto, há uma previsão de 25 mm de precipitação, com chuvas durante o dia e à noite. Na quinta, são esperados mais 10 mm e, na sexta-feira, 12 mm.

Desde esta terça-feira (9), áreas de instabilidade começaram a ganhar força sobre o sul de Minas Gerais e o Triângulo Mineiro, com o retorno da chuva por essas regiões. A tendência é que as nuvens de chuva se espalhem mais sobre as demais áreas do Estado. Ainda esta semana pode voltar a chover forte nos Vales do Rio Doce e Jequitinhonha. Outra mudança no tempo esperada é para o Espírito Santo, com o retorno da chuva forte e volumosa nos próximos dias.

ALERTA

Um sistema de baixa pressão atmosférica atua ao largo da costa do Sudeste e estimula a entrada de umidade e a formação de nuvens carregadas primeiramente sobre Minas Gerais. Nesta terça-feira (9), a chuva mais forte e volumosa era esperada no sul mineiro e a região da Serra da Mantiqueira, voltando a chover inclusive na Grande Belo Horizonte, com risco de temporais.

A partir desta quarta-feira (10), a chuva tende a ficar mais frequente e abrangente no norte de Minas Gerais e nos Vales do Rio Doce e Jequitinhonha. A chuva pode vir volumosa especialmente no leste do estado. 

TEMPO VIRA NO ES

A presença da baixa pressão também provoca uma virada no tempo no Espírito Santo. À medida que o sistema se desloca pelo mar,  os ventos conseguem trazer umidade e favorecer a formação das nuvens de chuva. Já havia condições para chuva forte no sul capixaba nesta terça-feira, com previsão de ganhar intensidade por outras áreas na quarta e na quinta-feira (11).

Depois de vários dias de tempo seco e sol forte, a chuva retorna à Grande Vitória, com expectativa de acumulados elevados nos próximos dias. A umidade tende a ficar elevada no Estado e a chuva acontece pelo menos até o sábado (13).

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com