Cidades

Método de planejamento e ações do Consaúde aprovados

Palestra reuniu cerca de 300 participantes no auditório Dr. José Torres Alves da Faculdade FAMEVAÇO/UNIVAÇO

IPATINGA –
Com a palestra motivacional “Fórmula da Felicidade” ministrada para quase 300 pessoas pelo advogado, master coach e empresário Eduardo Reis, o Consórcio Intermunicipal de Saúde encerrou as atividades que marcaram esta semana a 118ª Assembleia de Prefeitos. Numa das etapas da programação, a equipe do Consórcio, sob a presidência do perfeito Márcio Lima de Paula, esteve reunida com gestores de outros municípios para aprovação das contas dos meses de março, abril e maio de 2016.

Durante o encontro, os prefeitos também abordaram os avanços do Consaúde, mesmo diante das adversidades econômicas, como a implantação de várias outras especialidades na Clínica do Consórcio no bairro Caravelas: dermatologia, gastroenterologia, neuropediatria e exames de ortopedia. A Clínica ainda introduziu em seu atendimento o MAPA, que permite o monitoramento ambulatorial da pressão arterial por 24 horas, o HOLTER, exame para avaliar a pressão elétrica do coração e o eletrocardiograma. Além de manter os serviços terceirizados com clínicas especializadas.

O presidente Márcio Lima destacou os resultados como fruto de planejamento e trabalho de uma equipe compromissada e preocupada com a qualidade de vida das pessoas. A diretora executiva do CONSAÚDE, Eloiza Dalla Vecchia, reforçou que o planejamento permite melhor desempenho do gerenciamento do Consórcio, que inclui a ampliação e qualificação dos serviços assistenciais ofertados à população.

Cirurgias eletivas
Um assunto abordado na assembleia e que já mobiliza prefeitos e secretários municípios é o pedido de apoio dos governos estadual e federal na realização de cirurgias eletivas de média complexidade que podem ser agendadas com antecedência nos serviços de saúde, como catarata, tratamento de varizes e retirada de amígdalas. Os prefeitos e secretários pretendem abrir diálogo para buscar até mesmo a realização de mutirões para atender a demanda reprimida dos municípios. O último mutirão de cirurgias de catarata aconteceu há cerca de um ano e meio e, desde então, os municípios tem encontrado dificuldades para suprir a demanda da população que necessita deste atendimento.

O secretário de Saúde de Ipaba, Pedro Ferreira de Paula, destacou o papel do Consaúde como o principal aliado dos municípios. “Se não tivéssemos hoje o Consaúde, os municípios não teriam como atender seus cidadãos”. Ele aproveitou pra reforçar o pedido dos prefeitos e da necessidade de uma articulação de todas as lideranças do Leste Mineiro no que se refere às cirurgias eletivas. “A população não pode ser penalizada e deve estar sempre em primeiro lugar. A proposta desta mobilização é exatamente sensibilizar governo do Estado e União a atender às demandas dos municípios no que e refere à saúde”. O presidente Márcio Lima, prefeito de Jaguaraçu salientou a necessidade de diálogo neste momento difícil pelo qual passa os municípios para que sejam disponibilizadas via Estado às cirurgias eletivas.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com