Cidades

Mesmo sem existir, Guarda Municipal de Ipatinga ganha 100 revólveres e 10 escopetas

Polícia Civil doa armamentos para a Guarda Civil Municipal de Ipatinga

IPATINGA – A Prefeitura de Ipatinga avança para a concretização da formação da Guarda Civil Municipal. Por meio da Sescon (Secretaria de Segurança e Convivência Cidadã), a Polícia Civil do Estado realizou nos últimos dias a doação de 110 unidades de armas de fogo para uso exclusivo da corporação, que deve estar atuando a partir do início do próximo ano.

A formalização da doação foi feita por meio de publicação no Diário Oficial de Minas Gerais, no dia 22 de junho. São 100 revólveres calibre 38 e dez espingardas de calibre 12, agora à disposição do município de Ipatinga.

“BENEFÍCIO”

“Essa parceria com as forças convencionais de segurança tem sido essencial e determinante para auxiliar na instrumentalização da Guarda Civil Municipal, um benefício aguardando há anos e nunca concretizado. É louvável o apoio que a nossa gestão tem recebido neste sentido. A doação dos armamentos nos auxilia a alavancar ainda mais o processo de fortalecimento das ações de proteção à sociedade”, pontuou o prefeito Gustavo Nunes.

“Ainda no mês de fevereiro, fizemos contatos com o Chefe Policia no Estado para viabilização da transferência dos armamentos. Os equipamentos estão em boas condições de uso e ficarão armazenados em uma instituição de segurança parceira até que haja autorização da Polícia Federal para utilização e, também, a Guarda Civil de Ipatinga esteja formada”, enfatiza Décio Carmagos, secretário da Sescon.

DUAS TURMAS

A criação da Guarda Civil de Ipatinga, uma iniciativa do Executivo, foi oficializada no ano passado, após aprovação pelo Legislativo do Projeto de Lei 93/2021 e sua sanção pelo prefeito.

O processo de implantação da unidade de segurança do município prevê a abertura de 200 vagas para agentes, sendo 20% destinadas a mulheres. Num primeiro momento, serão convocados 80 homens e vinte mulheres. Após a fase de adaptação da primeira turma, será feita a convocação do restante.

A previsão é que o concurso seja divulgado no Diário Oficial da cidade nos próximos meses.

Função da Guarda Municipal

O organismo terá como função principal somar esforços junto as polícias Civil e Militar e demais forças de segurança com um trabalho de proteção à população e ao patrimônio municipal.

A guarda estará habilitada para realizar Patrulha de Policiamento Comunitário, Patrulha de Proteção Escolar, Patrulha de Proteção à Mulher, Grupamento de Rondas Extensivas (ROMU), escolta de autoridades, serviço de formação e capacitação e missões especializadas.

As patrulhas serão realizadas a pé, com uso de motocicletas e bicicletas. O organismo deverá contar com Base Móvel Comunitária e, ainda, Banda de Música, Serviço de Inteligência e Comunicação Social.

A sede da Guarda Municipal estará localizada no antigo “Espaço Qualifica”, na região central da cidade, ao lado do camelódromo.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com