Nacionais

Mercado reage com frieza ao Plano Meirelles

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, anuncia medidas para reduzir gastos públicos

DO BRASIL 247
– No primeiro grande teste do governo provisório de Michel Temer diante dos investidores, com o anúncio das medidas fiscais, a reação do mercado foi morna; o Ibovespa ficou estável, registrando alta de apenas 0,03%, num dia de fortes altas nos Estados Unidos e na Europa; a avaliação é que as medidas anunciadas por Henrique Meirelles ainda estão longe de produzir resultados concretos; Meirelles anunciou um teto para as despesas públicas, a devolução de recursos do BNDES e o fim do fundo soberano; além disso, Temer indicou seu apoio à abertura do pré-sal; desde que Temer assumiu o poder, no dia 13 de maio, o Ibovespa já recuou cerca de 15%, em dólar.

BOLSA

O Ibovespa fechou estável após perder força de forma gradual ao longo de todo o pregão desde que atingiu sua máxima do dia por volta das 10h30 (horário de Brasília), quando bateu os 50.002 pontos. A partir daí, o índice foi se distanciando deste patamar até atingir os 49.330 pontos em sua mínima, uma queda de 1,34%. O índice teve leve alta de 0,03%, aos 49.345 pontos. O volume financeiro negociado na Bovespa foi de R$ 5,188 bilhões. Com isso, a bolsa brasileira se descola dos índices internacionais, que seguiram em alta de mais de 1% até o fechamento.

INCERTEZAS

Analistas destacam que, apesar do cenário externo bastante favorável, as incertezas sobre a votação da nova meta fiscal ajuda a pesar no ambiente da Bovespa. Por duas vezes, a CMO (Comissão Mista de Orçamento) não votou a meta por falta de quórum e o pleito no plenário do Congresso deve se estender pela madrugada.
Além disso, as medidas anunciadas por Michel Temer também trouxeram dúvidas sobre seus impactos, o que deixa alguns ativos sem rumo definido nesta sessão, caso da Petrobras e dos bancos, que alternam entre perdas e ganhos. Vale destacar ainda a 30ª fase da Operação Lava Jato, denominada Vício, que expediu dois pedidos de prisão preventiva e 28 mandados de busca e apreensão.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com