Cidades

Medo de desabamento aumenta chamadas para a Defesa Civil

Uma equipe do Corpo de Bombeiros esteve no local e interditou a área, pois há riscos de novos desabamentos na parte superior do imóvel

IPATINGA – Parte da cozinha de uma residência situada na rua Tobias, n° 550, bairro Canaã, desabou por volta das 9h de terça-feira (31). Os moradores da casa ouviram barulhos e desconfiaram que havia algum problema na estrutura do local.
O imóvel, uma casa de três cômodos, faz fundo com um prédio em construção. A remoção de terra para erguer os pilares desta obra teria provocado a queda. Equipes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros foram ao local para investigar o caso.
De acordo com o pizzaiolo Roberto Cesar Rocha, morador do imóvel, na parte da manhã ele se reuniu com o sócio, e juntos eles iriam ao supermercado comprar mais suprimentos para as encomendas do dia.
"Chamei o Tiago logo que ouvi os primeiros estalos na estrutura da casa. Estava na janela e gritei para os pedreiros que estavam na parte de baixo para saírem. Naquele momento presumi que alguma coisa iria desabar", falou. "Avisamos quem estava lá embaixo e saímos. Esperamos do lado de fora no máximo uns 20 minutos. Começou a estalar ainda mais, e parte da cozinha caiu. Logo agora que tínhamos feito um forno para aumentar nossa produção de pizzas", lamentou.
A jovem Taciane Duarte também presenciou o momento em que parte do imóvel caiu. "Já estava com risco de desmoronamento a qualquer hora. Os proprietários do imóvel nos mandaram esperar porque não podiam parar a obra deles. Disseram que qualquer coisa que acontecesse eles iriam arcar com as consequências de tudo. Só nos restou esperar pelo pior, mas tínhamos consciência de que a qualquer hora poderia desabar tudo", revelou.

ISOLAMENTO

Uma equipe do Corpo de Bombeiros esteve no local e interditou a área, pois há riscos de novos desabamentos na parte superior do imóvel. Os militares disseram que a provável motivação da queda foi a construção na parte de baixo do lote.
Segundo Nóe Pedro, coordenador da Defesa Civil, durante vistoria realizada no local do desabamento foram encontradas algumas amarras na parte inferior do prédio em construção.
"Aqui já havia algumas escoras, as pessoas imaginavam que alguma coisa poderia acontecer no decorrer dessa obra. Vamos assumir o que é de obrigação nossa e também monitorar essas áreas, orientando essas pessoas quanto ao risco. Se tivesse alguém naquela cozinha podia ter havido vítima fatal no incidente", falou Noé.
O chefe da Defesa Civil contou que desde a queda dos três prédios no Centro do Rio de Janeiro, o órgão municipal recebeu 15 chamados locais para inspeção em prédios particulares.
"Espero que isso sirva de exemplo, vimos acontecer em cidades como o Rio de Janeiro, em que três prédios caíram, um puxando o outro. Se a pessoa perceber alguma anormalidade na característica da construção pode nos acionar. Iremos até o local tomar as medidas preventivas cabíveis", falou.


Uma equipe do Corpo de Bombeiros esteve no local e interditou a área, pois há riscos de novos desabamentos na parte superior do imóvel

Irregularidades em obras particulares mobilizam a Defesa Civil de Ipatinga

Ipatinga – A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) realizou nos últimos dias mais de 20 vistorias em construções e imóveis que se encontram em situação de risco ou irregulares em Ipatinga.
O incidente na rua Tobias, no bairro Canaã, ocorreu devido à remoção de terra para abertura de uma garagem; a instalação de pilares teria provocado a queda.
“Trata-se de uma obra particular e que estava sendo executada de forma irregular. Estamos monitorando obras como essa na cidade, além de orientar as pessoas sobre os riscos. O problema é que muitas pessoas não se dão conta de que sem acompanhamento técnico, mais cedo ou tarde colocará em risco a vida de inocentes”, enfatiza o coordenador da Defesa Civil, Nóe Pedro.
Situação não muito diferente é a de uma residência de dois pavimentos situada no bairro Novo Cruzeiro. O imóvel que pertence a uma família de Belo Horizonte apresenta sinais visíveis de comprometimento em toda a sua estrutura. A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros de Ipatinga orientaram a saída dos moradores e até mesmo evitar a ocupação da residência ao lado a esta, que está disponível para aluguel.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com