Cidades

Médicos e enfermeiros do HMC fazem capacitação profissional

Médicos, enfermeiros e fisioterapeuta do HMC durante o curso ALSO, ministrado pela Sociedade Brasileira de Cardiologia

IPATINGA -Vinte e oito médicos e enfermeiros do Hospital Márcio Cunha participaram do curso in company PALS (do inglês, Suporte Avançado de Vida em Pediatria). Ministrado pela Sociedade Brasileira de Cardiologia e seguindo as diretrizes da American Heart Association, o treinamento focou no atendimento das principais emergências cardiorrespiratórias em bebês, crianças e adolescentes. Um diferencial a mais para os profissionais que se reflete no cuidado com a saúde do paciente.

MULTIPLICAÇÃO
No Hospital Márcio Cunha, cursos como este, em que a instituição traz para Ipatinga profissionais experientes de grandes instituições do Brasil, são cada vez mais comuns. A dose exata de efetividade deste trabalho está na multiplicação dos conhecimentos absorvidos pelos participantes a todos os demais profissionais da assistência, através de diversos treinamentos internos de capacitação técnica, ministrados após cada curso pela equipe de Educação Permanente. Composta por cinco enfermeiras e munidas de equipamentos próprios para treinamentos, como manequins adultos, pediátricos e de pelve obstétrica para simulação realística, as ações da equipe de Educação Permanente do HMC abrangem desde os treinamentos dos recém-contratados, com duração de seis dias, aos mais diversos tipos de capacitação, passando por avaliações periódicas de capacidade técnica e de postura profissional.

CURSOS
“Durante o ano, são realizadas diversas ações para capacitação técnica de acordo com as especificidades de cada unidade, visando à melhoria da qualidade e segurança da assistência. Nesse processo, incluem-se capacitação para administração de medicamentos, atendimento de parada cardiorrespiratória adulto, pediátrica e neonatal, sondagens gástrica e vesical, oxigenioterapia, manuseio de equipamentos hospitalares, atendimentos à intercorrências com pacientes, técnica de transporte, ética e postura profissional, dentre outros”, explica a Coordenadora Técnica de Enfermagem, Lúcia Maria de Figueiredo Abreu.

CARDIOLOGIA
No início do mês, por exemplo, foi a vez de 52 profissionais do HMC, entre médicos, enfermeiros e fisioterapeuta, receberem instrutores do Centro de Treinamento em Emergências Cardiovasculares da Sociedade Brasileira de Cardiologia para o curso in company ACLS (do inglês, Suporte Avançado de Vida em Cardiologia). O objetivo foi atualizar e capacitar os participantes nas emergências cardíacas, ressuscitação e atendimento a pacientes com ataque cerebral (acidente vascular cerebral), de acordo com as diretrizes da American Heart Association. As aulas aconteceram nas instalações da Unipac, que cedeu o espaço. Nos mesmos moldes, em junho, médicos do Hospital Sofia Feldman, de Belo Horizonte, direcionaram outro treinamento in company, o ALSO (do inglês, Suporte Avançado de Vida em Obstetrícia), cujas técnicas ministradas para os 30 participantes, médicos e enfermeiras, seguem os preceitos da The American Academy Physicians.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com