Cidades

Médicos do HMC apresentam pesquisa em congresso europeu de Radioterapia

IPATINGA – Os médicos radioterapeutas Gerson Hiroshi Yoshinari Junior e Harley Franscisco de Oliveira, da Unidade de Oncologia do Hospital Márcio Cunha, participaram do 38º European Society for Radiotherapy and Oncology (ESTRO), em Milão, na Itália. O congresso internacional reuniu mais de 5 mil especialistas e apresentou os principais avanços da radioterapia mundial. Na ocasião, os médicos apresentaram o trabalho ‘Braquiterapia de alta taxa de dose no Brasil’, que fala sobre a utilização da Braquiterapia no país, modalidade de Radioterapia oferecida pelo HMC há cerca de dois anos que permite o tratamento de pessoas de toda a região norte do estado de Minas Gerais. O tratamento envolve a colocação de uma única fonte radioativa de alta taxa de dose próxima ou no interior do tumor durante um curto período de tempo, normalmente alguns segundos, promovendo o tratamento de diversos tipos de tumores em diferentes regiões do organismo.

DIFUSÃO

A participação de especialistas da Unidade nos principais congressos da área reforça a busca constante da Fundação São Francisco Xavier (FSFX) pela excelência. “A Unidade de Oncologia do Hospital Márcio Cunha é referência nacional em assistência e tem se tornado, também, referência científica. Com a participação em congressos internacionais de maneira ativa e a exposição de estudos científicos, estamos apresentando o nosso serviço para outros profissionais e instituições da área, espalhando a cultura da FSFX e levando o nome da Instituição para fora do país”, ressalta o radioterapeuta Harley Franscisco de Oliveira.

OUTROS EVENTOS         

Ao longo do ano, a Unidade de Oncologia terá representantes em outros dois grandes eventos da Radioterapia internacional, o International Stereotactic Radiosurgery Society (ISRS), que acontecerá em junho, e a Semana da Oncologia, congresso realizado pelas principais sociedades médicas oncológicas do país. São elas: Sociedade Brasileira de Radioterapia (SBRT), da qual Harley é Vice-Presidente na atual gestão, além da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC) e Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica (SBCO), que acontecerá em outubro.

INCENTIVO

Para o radioterapeuta, Gerson Hiroshi Yoshinari Junior, o incentivo da FSFX na produção de pesquisas e estudos científicos têm sido de fundamental importância para o sucesso e excelência dos tratamentos oferecidos ao paciente.“Para nós, enquanto pesquisadores, é de extrema importância ter o apoio institucional para buscar os recursos necessários para a produção de trabalhos científicos de qualidade”, afirma Gerson.“Quando a FSFX investe nos profissionais para a produção de uma ciência relevante e de qualidade, a Instituição deixa de ser uma reprodutora de métodos e passa a ser uma geradora. Isso impacta diretamente no serviço prestado em nossa instituição”, reforça a gerente da Unidade de Oncologia, Ledvania Chaves Ribeiro.

ENSINO E PESQUISA

Um fator que contribui significativamente para aumentar o engajamento científico da Fundação São Francisco Xavier é o trabalho exercido pelo setor de Ensino e Pesquisa da Instituição. A área presta suporte a todas as unidades da Fundação e desenvolve o aperfeiçoamento progressivo do padrão profissional e científico dos seus profissionais, bem como da assistência prestada aos pacientes.

O setor de Ensino e Pesquisa tem realizado importantes avanços em conhecimento científico na Instituição. “A cultura da inovação, ensino e pesquisa está sendo fomentada na FSFX, levando a Instituição a um novo patamar, agregando novos conhecimentos e tecnologias. Além de promover a saúde e o bem-estar, estamos empenhados na geração e compartilhamento de conhecimento”, conclui Josiano Gomes Chaves, superintendente corporativo de Estratégia e Inovação.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com