Nacionais

Medicina: equipe do HCPA é referência em manobra de prona

O Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) é referência nacional na realização da manobra de prona, procedimento auxilia pacientes muito graves que respiram por aparelhos a terem melhora na oxigenação. Frente à pandemia do coronavírus, a ação é um importante recurso terapêutico para pessoas internadas nos centros de terapia intensiva (CTI).

A manobra de prona consiste na colocação do paciente de “barriga para baixo”. Ela é realizada com sedação, sem gerar dor ou desconforto. A equipe muda a posição dos braços e do rosto para que não aconteçam lesões de pele.

Desde 2012, um grupo multidisciplinar composto por enfermeiros, fisioterapeutas, médicos, psicólogos e técnicos de Enfermagem do Centro de Terapia Intensiva Adulto do HCPA elaborou um protocolo assistencial, um guia à beira do leito e vídeos de como realizar a manobra de forma mais segura para os pacientes e também para os profissionais. O material todo pode ser acessado aqui. O resultado dos estudos estão publicados na Revista Brasileira de Terapia Intensiva. O material é disponibilizado para os profissionais de saúde e para as principais sociedades científicas e assistenciais ligadas ao manejo de pacientes graves em CTI no país.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com