Cidades

MEC aprova campus federal em Ipatinga

A prefeita Cecília Ferramenta apresentou a antiga escola municipal Presidente Vargas ao reitor da IFMG, Caio Bueno (Crédito: Mariana Penna/PMI)

IPATINGA – O Ministério da Educação anunciou na sexta-feira (8) a instalação do campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) em Ipatinga. A prefeita Cecília Ferramenta confirmou a novidade, após receber um telefonema do reitor da instituição, Caio Bueno, comunicando a decisão.
“O funcionamento do Instituto Federal será um passo importante para a formação profissional dos trabalhadores e trabalhadoras do Vale do Aço e vai incentivar ainda mais a criação, no futuro, da universidade pública regional”, avalia a prefeita Cecília Ferramenta.

Além do campus em Ipatinga, o município de Coronel Fabriciano também foi contemplado para receber uma unidade do IFMG na região. A instituição é formada pela união da Escola Agrotécnica Federal de São João Evangelista, dos Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefet’s) de Ouro Preto e de Bambuí.

Em visita a Ipatinga, no último dia 6 de março, o reitor do IFMG, Caio Bueno, visitou as instalações da antiga Escola Municipal Presidente Vargas, localizada no bairro Veneza (Morro do Sossego). O local sugerido pela prefeita Cecília Ferramenta foi aprovado pelo reitor para ser o campus da instituição de ensino na região.

O imóvel, onde funcionou o Senai Rinaldo Campos Soares, foi devolvido ao poder público municipal, em dezembro do ano passado. Sua cessão ao IFMG, agora, precisa ser submetida à apreciação da Câmara Municipal. “Nossa expectativa é aprovar a matéria, com apoio dos vereadores, e realizar o primeiro vestibular no final deste semestre, para que as aulas no IFMG de Ipatinga tenham início em agosto”, anuncia a prefeita Cecília Ferramenta.

De acordo com a avaliação do MEC, Ipatinga poderá contar com as modalidades de ensino superior (bacharelado, licenciatura e tecnologia), pós-graduação lato sensu, formação inicial e continuada, ensino técnico (integrado ao ensino médio, cursado paralelamente ou subsequente), além de parcerias para a realização de programas de Mestrado e Doutorado Interinstitucional (Minter e Dinter). Estas modalidades reúnem cerca de 60 cursos oferecidos pelos 12 campi da IFMG.

Governador Valadares, Bambuí, Betim, Congonhas, Formiga, Ibirité e Santa Luzia (em implantação), Ouro Branco, Ouro Preto, Ribeirão das Neves, Sabará e São João Evangelista, além das unidades conveniadas de Pompéu, Piumhi, Oliveira, Bom Despacho e João Monlevade, são as cidades que atualmente possuem campi da IFMG. A instituição também mantém pólos de Ensino a Distância nos municípios de Alfenas, Betim, Cachoeira do Campo e Cataguases.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com