Cidades

Máquinas fazem terraplenagem em novo trecho da Maanaim

IPATINGA – Máquinas e caminhões continuam trabalhando em ritmo acelerado na abertura de um novo trecho da avenida Maanaim. Paralisada em 2012, no governo anterior, a obra foi retomada pela atual administração após a sua regularização junto ao governo federal, que possibilitou a liberação de recursos pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O projeto está dividido em duas etapas.

As obras da avenida Maanaim foram retomadas a partir do final da avenida Selim José de Sales, próximo à área da feira livre do bairro Canaã. Nesta primeira etapa os trabalhos se estendem até a ponte construída no fim da rua Visconde de Mauá, no bairro Cidade Nobre, num trecho de aproximadamente 800 metros de extensão. Serão investidos R$ 4,3 milhões nesta etapa – a outra já está sendo licitada pela Prefeitura de Ipatinga.

OBRA

O movimento de máquinas e caminhões na avenida Maanaim é intenso. São duas escavadeiras e 15 caminhões trabalhando na retirada da terra para abertura do novo trecho dessa importante via que, ao final, interligará o Canaã ao Parque Ipanema. A pista terá 10,5 metros de largura, com duas faixas de tráfego, acostamento, passeio com 2m de largura e ciclovia com 3m de largura.

O novo trecho da avenida Maanaim terá rede de drenagem pluvial e taludes gramados, além de proteção das margens do ribeirão Ipanema com mantas em gabião. Também estão previstas para esta etapa das obras a conclusão (encaixe) da ponte de acesso à rua Visconde de Mauá, no Cidade Nobre, e a construção de uma nova ponte em concreto, nas proximidades da área da feira-livre do Canaã, sobre a galeria projetada inicialmente.

A retomada do projeto da avenida Maanaim começou com a dragagem do ribeirão Ipanema num trecho de quase um quilômetro, entre os bairros Cidade Nobre e Canaã. Mais de 12 mil metros cúbicos de terra e areia foram retirados do ribeirão, que ainda teve sua calha rebaixada para voltar ao curso normal e permitir a abertura do novo trecho da avenida. As duas margens receberão proteção em colchão reno (gabião).

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com