Cultura

Mapeamento Cultural está pronto em Ipatinga

Artistas, produtores e agentes de Ipatinga conheceram detalhes do trabalho realizado no Mapeamento Cultural, apresentado no 7º andar da PMI

IPATINGA –
Os produtores, agentes e representantes de entidades culturais que compareceram à segunda noite do 5º Seminário de Cultura de Ipatinga, na quarta-feira (26/11), puderam conhecer os números preliminares do Mapeamento Cultural realizado no município. Conforme os primeiros dados do levantamento, já estão contabilizados 330 artistas ipatinguenses. Ao todo, 538 cadastros revelam ainda o somatório de espaços, equipamentos e manifestações culturais existentes na cidade.

A pesquisa foi feita junto à classe artística, neste semestre, abrangendo todas as áreas e práticas culturais. A apresentação dos resultados ficou a cargo do sociólogo Cláudio Márcio Letro de Castro, diretor da Diverso Consultoria, responsável pelos levantamentos.

O Mapeamento Cultural de Ipatinga teve início em agosto, com objetivo de identificar artistas, produtores, diretores, agentes, profissionais, grupos e manifestações culturais da cidade. Uma equipe de pesquisadores da Diverso Consultoria percorreu todos os bairros e regionais, visitando domicílios e, principalmente, áreas públicas, praças, feiras e bares, em busca de cadastrar as pessoas que atuam de forma profissional ou amadora no meio artístico.

Para Cláudio Letro, o trabalho de mapeamento é fundamental para que seja conhecida a realidade cultural da cidade. “Sem esse levantamento detalhado, iríamos trabalhar apenas com nossas impressões, mas com poucas informações acerca de nossa realidade. É necessário saber quem de fato faz a cultura da nossa cidade”, reforçou o sociólogo.
Todas as informações estão detalhadas e disponibilizadas para consulta on line no endereço “http://projetodiverso.com.br”.

VALORIZAÇÃO
O ator Iorran Félix Gonçalves de Assis, 20 anos, participou da palestra de quarta-feira e disse ter muitas expectativas em relação ao futuro da cultura em Ipatinga. “Os seminários e as palestras realizadas colaboram cada vez mais para a valorização e capacitação dos artistas da região. Sem dúvida, temos muito a ganhar com o fortalecimento da política cultural”, disse.

O 5º Seminário de Cultura teve início na terça-feira (25/11) e terminou nesta quinta-feira (27/11). No último dia, a prefeitura apresentou para debate e consulta pública a minuta do projeto de lei que cria o Sistema Municipal de Cultura, a ser encaminhado para apreciação e aprovação da Câmara Municipal.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com