Cultura

“Manotas Musicais” no Centro Cultural Usiminas

IPATINGA – A Série Espetáculos Didáticos, um projeto realizado pela Ação Educativa do Instituto Cultural Usiminas, que visa a realização de espetáculos de teatro gratuitos para grupos previamente agendados, apresenta nos dias 12 e 13 de setembro, às 9h e 14h, no Centro Cultural Usiminas, o espetáculo “Manotas Musicais”, com o Grupo Trampulim, de Belo Horizonte.

O espetáculo conta a história dos palhaços Benedita Jacarandá e Sabonete, que se tornaram músicos clássicos e querem, de qualquer forma, montar uma banda. “Manotas Musicais” nasce do uso da música como ferramenta de jogo para o palhaço e investe no resgate das técnicas dos palhaços tradicionais, reinventados a partir das influências modernas. “Manotas Musicais” é uma jornada recheada de humor e surpresas.

O grupo também realiza nos dias 11 e 12 de setembro, das 18h às 22h, a oficina “O Jogo do Palhaço”, que busca desenvolver a linguagem do palhaço por meio de brincadeiras e jogos cênicos. Exercícios que estimulam a concentração, a tensão e a atenção, a memória emotiva, a quebra de tabus, a relação com o erro, o ridículo, a mecânica do riso, o desenvolvimento do jogo, do estado e da lógica do palhaço. Paralelamente serão desenvolvidas as técnicas de “clownaria” clássica utilizadas pelos palhaços tradicionais circenses, como slap stiks e cascatas.

Tanto o espetáculo quanto a oficina têm entrada franca, mediante agendamento na Ação Educativa. A apresentação do Grupo Trampulim conta com o patrocínio da Usiminas, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais.

AÇÃO EDUCATIVA

A área de Ação Educativa do Instituto Cultural Usiminas desenvolve, desde 2003, programas de formação para artistas, professores e estudantes das instituições de ensino de todo o Colar Metropolitano do Vale do Aço. As apresentações da Série Espetáculos Didáticos são concebidas com o objetivo de despertar nos estudantes o desejo de conhecer e descobrir aspectos importantes da linguagem artística, por meio de vivências em torno de temas diversos. Todo mês um espetáculo diferente, direcionado às escolas, está em cartaz no Centro Cultural Usiminas. O programa foi iniciado em 2005 e desde então trouxe ao Centro Cultural Usiminas cerca de 109.753 estudantes e professores.

SERVIÇO
Espetáculo: Manotas
Musicais
Dias: 12 e 13 de setembro, quinta e sexta-feira
Horário: 9h e 14h
Local: Teatro do Centro Cultural Usiminas
Oficina: O Jogo do Palhaço
Dias: 11 e 12 de setembro, quarta e quinta-feira
Horário: 18h às 22h
Local: Teatro do Centro Cultural Usiminas

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com