Nacionais

Mandato de Rosângela Reis inicia debate no interior de MG

BH – A deputada estadual Rosângela Reis esteve em Araxá presidindo reunião de audiência pública da Comissão do Trabalho, da Previdência e da Ação Social destinada a debater as políticas públicas para a população idosa. O encontro colheu opiniões e sugestões de representantes da sociedade civil diretamente envolvidos com o atendimento da pessoa idosa.

O principal assunto abordado foi a carência de recursos públicos para as instituições privadas, em especial, as Instituições de Longa Permanência do Idoso (ILPI). “As entidades realizam um trabalho de fundamental importância para a sociedade, inclusive substituindo responsabilidades do Estado em diversas áreas e precisam receber o apoio governamental sob pena de ficarem em situação crítica e perderem a condição de continuar as atividades”, destacou a deputada Rosângela Reis.

Estiveram representadas no evento mais de 40 entidades da região do Triângulo Mineiro e do Alto Paranaíba. Elas ressaltaram ainda a necessidade de aprimorar o Estatuto do Idoso, que completa 10 anos em outubro. Sobre essa questão, Rosângela Reis lembrou que muitos problemas são causados pelo desconhecimento da população dos direitos que têm os idosos. “Até 2025, 15% dos brasileiros estarão acima dos 60 anos, enquanto há duas décadas eles representavam menos de 7% da população”, informou a deputada.

O deputado Bosco, vice-presidente da Comissão do Trabalho e representante de Araxá na Assembleia, também participou da reunião e registrou que a legislação atual deve considerar que os idosos precisam de prioridade no sistema de saúde e melhores condições de acessibilidade e entretenimento.

ESTATUTO
O defensor público da comarca de Araxá, Artur Ferreira de Castro, destacou que o Estatuto do Idoso não se encerra no cumprimento de leis engessadas, sendo necessária mudança comportamental das pessoas. Além disso, ressaltou que é preciso um processo contínuo de educação, visando à transformação da questão cultural.
Já a presidente do Conselho Municipal do Idoso de Araxá, Ana Eugênia de Moura, ressaltou a marginalização social do idoso, apesar dele ainda ter muito a oferecer aos jovens. “Somos uma enciclopédia formada pelas experiências de vida”, acrescentou a presidente da Associação dos Aposentados e Pensionistas de Araxá, Antônia Notoroberto.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com