Vida & Saúde

Mamografia está acessível o ano todo em Ipatinga

IPATINGA – Importante exame para o diagnóstico precoce do câncer de mama, a mamografia deve ser feita a cada dois anos por mulheres de 40 a 69 anos, ou conforme orientação médica. Em Ipatinga, a usuária na faixa etária preconizada que não realizou o exame na cota ampliada no Outubro Rosa, pode programá-lo na rede municipal de saúde durante o ano todo.

No mês de mobilização contra o câncer de mama, a Prefeitura de Ipatinga mais que dobrou a oferta de mamografia: em 30 dias foram feitos 2.196 exames, sendo a média mensal de 800. O mutirão foi realizado em parceria com o Hospital Márcio Cunha, credenciado pelo município para a prestação do serviço. Este ano, o público-alvo foi mulheres a partir dos 50 anos, grupo de maior risco para desenvolver a doença.

ALERTA

Coordenadora das Linhas de Cuidado da Atenção Básica da PMI, Mayara Ribeiro, explica que o Outubro Rosa é um alerta para a importância de se cuidar da saúde e estratégico para o município fazer a busca ativa das mulheres que, por ventura, estão com exames em atraso. “Em Ipatinga, desde 2013, o trabalho de prevenção de doenças e promoção da saúde é permanente. Basta procurar a rede municipal de saúde para acessar os serviços gratuitamente”, explica a profissional.

A porta de entrada para atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS) é a Unidade Básica de Saúde. Para agendamento dos exames preventivos da saúde da mulher e consultas, é necessário apresentar o cartão do SUS e documento pessoal com foto. “Elas serão acolhidas pelos enfermeiros e médicos da rede municipal, que irão avaliar a saúde como um todo, e fazer o encaminhamento para os exames (mamografia, preventivo ou mais específico) conforme a necessidade”, conclui Mayara Ribeiro.

AUTOEXAME
Além de realizar periodicamente a mamografia, é fundamental que, todo mês, a mulher faça o autoexame de palpação das mamas. O autoexame deve ser feito uma vez a cada mês, na semana seguinte ao término da menstruação. A mulher que não menstrua pode fazer num mesmo dia de cada mês, por exemplo, todo dia 15. Durante o toque, ela deve procurar caroços (nódulos), deformações ou alterações no formato das mamas, abaulamentos ou retrações, ferida ao redor do mamilo, caroços e secreções pelos mamilos. Em caso de sintoma, a orientação é procurar o médico ou enfermeiro na Unidade Básica de Saúde.

COLO DO ÚTERO

Outro importante exame preventivo de câncer entre as mulheres é o Papanicolau. Ele permite o diagnóstico precoce de câncer do colo de útero, terceiro tumor mais frequente na população feminina, atrás do câncer de mama e do colorretal, e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil. A Prefeitura de Ipatinga também ampliou a oferta e horário para a coleta de material. Em outubro foram atendidos 1.700 pedidos, 80% a mais do que a média mensal de coleta, hoje de 900 exames. O preventivo deve ser feito anualmente por mulheres que têm ou já tiveram vida sexual, especialmente as com idade entre 25 e 64 anos.

O município também garante, em parceria com o Programa Nacional de Imunização, a vacina contra o papiloma vírus humano (HPV) para adolescentes com idade de 9 a 13 anos. A vacina é estratégica para a prevenção do câncer de colo de útero para as futuras mulheres.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com