Cidades

Mais de 62% do comércio crê em vendas melhores no Natal 2012

Ao ir às compras neste Natal, o consumidor deverá priorizar o atendimento, o preço e a facilidade de crédito


IPATINGA
– Com o objetivo de conhecer as expectativas do empresariado para o Natal, o Sindcomércio (Sindicato do Comércio Varejista e Atacadista de Bens e Serviços) Vale do Aço foi às ruas e entrevistou 61 lojistas em Ipatinga, Coronel Fabriciano e Timóteo. Quando questionados acerca de como serão as vendas em relação ao ano passado, 62,1% dos comerciantes responderam que vão ser melhores. Os empresários acreditam que o principal ponto positivo da data em 2012 será a maior variedade de produtos para oferecer aos clientes. Há, ainda, quem aposte nas inovações tecnológicas, na melhor qualidade dos itens ofertados e no crédito facilitado para alavancar o consumo. Em contrapartida, 47,4% dos lojistas acreditam que o alto endividamento do consumidor pode frear as vendas neste Natal.

“O empresariado não está otimista à toa, uma vez que são vários os aspectos positivos em 2012: uma baixa taxa de desemprego, a acessibilidade ao crédito e o aumento da renda, por exemplo. Tudo isso vai estimular o consumidor a ir às compras. Ainda acreditamos que as turbulências nas economias internacional e regional não vão afetar o comércio varejista.”, analisa o presidente do Sindcomércio, José Maria Facundes.

Os 61 lojistas entrevistados foram indagados sobre como se prepararam para o Natal. 22,2% dos que responderam às perguntas não titubearam em dizer que investiram na decoração das vitrines, 21,5% contrataram trabalho temporário, enquanto 20,8% apostaram na aquisição de mercadorias para reforçar o estoque.

PREDILEÇÃO

19% dos comerciantes acreditam que as roupas serão os presentes mais vendidos neste Natal. Em seguida estão celulares e smart phones (15,5%), calçados (10%) e eletrônicos (7,8%). Em relação ao “ticket médio” esperado por consumidor, ou seja, quanto cada pessoa deverá gastar ao ir às compras, 20,3% dos lojistas responderam que o valor deve variar entre R$ 70 e R$ 100. Já 18,6% dos entrevistados acreditam que o gasto será de R$ 100 a R$ 200, enquanto 16,9% preveem um “ticket médio” de R$ 50 a R$ 100. Apenas 11,9% vislumbram um valor maior: de R$ 500 a R$ 1.000.

FORMA DE PAGAMENTO
Sobre a forma de pagamento que vai prevalecer neste Natal, 66,7% dos comerciantes que responderam à pesquisa do Sindcomércio não hesitaram em afirmar que será o cartão de crédito parcelado. O pagamento à vista, em dinheiro, vem em segundo com 15,3%, seguido daqueles que deverão comprar à vista no cartão de débito (8,3%).

Perguntados sobre o que o consumidor irá priorizar ao ir às compras, 33% dos lojistas acreditam que será o atendimento. Já 26,8% apostam que os clientes estão de olho no preço, na facilidade de crédito (18,6%) e na qualidade dos produtos (8,2%).

“Quem for às compras neste mês de dezembro vai encontrar lojas bonitas, bem decoradas, bom atendimento, variedade de produtos, ótimos preços e qualidade. O comerciante do Vale do Aço não pode esquecer que as semanas que antecedem o 25 de dezembro têm uma força comercial e emocional inigualável. Há também o 13º salário para garantir o fôlego do consumo”, observa José Maria Facundes.

 

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