Nacionais

Maior avião do mundo, Antonov pousa no Brasil e chama a atenção

SÃO PAULO – O maior avião do mundo, o Antonov An-225 Mriya, pousou nesta segunda-feira (14), às 11h05, no aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP). Nem mesmo o mau tempo espantou uma legião de fãs que esperava ansiosamente a chegada do gigante.
A administração do aeroporto reservou um espaço próximo a uma das cabeceiras da pista para que os aficionados por aviação pudessem acompanhar o pouso.
Segundo o diretor de operações do aeroporto de Viracopos, Marcelo Mota, a presença do Antonov An-225 exigiu um grande planejamento para garantir a segurança da operação.
”É um evento memorável para o aeroporto. Tivemos de reservar três posições de grandes aviões cargueiros para essa aeronave”, afirmou.
Além do Antonov, Viracopos recebeu nesta segunda-feira um Boeing 747-8 que irá transportar os carros da Fórmula 1 e o Boeing 757 da banda Guns N’ Roses.
O Antonov An-225 deve permaneceria em Viracopos até a noite desta segunda-feira. Durante o dia, foi carregado com um equipamento de 30 toneladas. Às 22h30, está prevista a decolagem rumo ao aeroporto de Guarulhos, em um voo que deve durar cerca de meia-hora.
O gigante dos ares deve permanecer em Guarulhos durante toda a madrugada, quando receberá um transformador de 155 toneladas que será transportado até Santiago, no Chile.
O equipamento será utilizado no complexo elétrico de Nehuenco, em substituição a um outro transformador que sofreu um incêndio.
Esta será a maior carga já transportada na história da aviação brasileira e a segunda maior do mundo. O recorde pertence ao transporte de um gerador entre Frankfurt, na Alemanha, e Yerevan, na Armenia. O equipamento tinha 16,23 metros de comprimento, 4,27 metros de largura e pesava 190 toneladas.
Esta é a segunda vez que o gigante vem Brasil. A primeira viagem ao país aconteceu em 2010, quando o avião trouxe equipamentos de grande porte para a Petrobras.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com