Policia

Mãe de detento transferido do Ceresp cobra explicações

Leideane reclama da falta de informações sobre a transferência de seu filho para a Penitenciária de Ponte Nova
(Crédito: Patrícia Belo)

 

IPATINGA– “Levaram meu filho e até hoje eu não tenho notícias dele”. Esse é o desabafo da balconista Leideane Ferreira, de 36 anos, mãe de Leonardo Kaique Gonçalves Ferreira Cruz, de 18 anos, um dos 11 detentos transferidos do Centro de Remanejamento do Sistema Prisional (Ceresp) de Ipatinga, depois do motim ocorrido no dia 25 de junho.

Segundo a mãe do preso, Leonardo Kaique foi transferido para a Penitenciária de Ponte Nova, um dia depois da tentativa de fuga ocorrida no Ceresp. Leideane ficou sabendo por terceiros que o motim teve início na cela onde o filho estava preso.

A balconista questiona a falta de informações precisas por parte da direção do presídio de Ipatinga, e também reclama das dificuldades que ela terá para visitar o filho, já que Ponte Nova fica a quase 200 km do Vale do Aço.
“Quando liguei para Ceresp para saber notícias do Leonardo, eles informaram que as visitas estavam suspensas, mas não falaram sobre transferências. Depois comecei a ouvir boatos de que os presos que estavam envolvidos no motim iriam para outras cidades de Minas. Liguei então para o presídio de Ponte Nova e fiquei sabendo que ele estava lá”, lamenta.

“Minha situação, assim como a de outras mães com filhos presos, é desesperadora. Meu filho está preso há três meses, não foi julgado e de repente foi levado para outra cidade longe da família. Eu tenho outras duas filhas, ganho salário mínimo e não tenho dinheiro para ficar deslocando para outro município. Não tenho notícias do Leo, e nem se quisesse podia visitar, pois fui comunicada que os presos transferidos estão cumprido castigo”, relata.

Leonardo Kaique Gonçalves Ferreira Cruz foi preso no dia 20 de abril deste ano, após roubar um veículo nas intermediações do Parque Ipanema, e prender a vítima dentro do porta-malas. Segundo a Polícia, no dia do crime, o preso contou com a ajuda de um adolescente de 15 anos. Leonardo foi encaminhado para o Ceresp.

TENTATIVA DE FUGA

Já na madrugada do dia 25 de junho, agentes penitenciários do Ceresp impediram que quatro detentos conseguissem fugir. De acordo com a PM, os presos serraram as grades das celas 3 a 11 de um dos blocos do presídio e saíram para o pátio, mas foram impedidos a tempo. Durante a contenção, oito presos e um agente sofreram ferimentos leves.

A Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) confirmou a transferência dos onze detentos após a tentativa de fuga e informou que isso faz parte da rotina de gestão do sistema prisional mineiro, coordenado pela Superintendência de Articulação Institucional e Gestão de Vagas (SAIGV) da Subsecretaria de Administração Prisional (Suapi).

Ainda segundo a Secretaria, as transferências ocorrem após avaliação de caso a caso, e os detentos são levados para qualquer unidade prisional do Estado, preferencialmente numa localidade perto da família. O órgão também apontou que as famílias podem pedir o retorno de seu parente para uma unidade mais próxima à Suapi.

Em relação às visitas, a secretaria informou que o cadastro já feito para visitantes em uma unidade prisional vale, por um período de um ano, para a unidade de destino do preso. As transferências são divulgadas no Diário Oficial do Estado, e as famílias são comunicadas pelo Setor de Assistência Social da unidade prisional. De acordo Leideane Ferreira, no entanto, esse procedimento não foi adotado em relação ao filho dela.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com