Cidades

Luta antimanicomial mobiliza entidade e órgão de Ipatinga

Secom PMI

IPATINGA – Elizeth Santana, de 36 anos, não esconde a felicidade ao mostrar seus artesanatos. Em cada peça está impresso um pouco de sua vivência e da autonomia que vai conquistando aos poucos. Portadora de sofrimento mental desde os oitos anos, Elizeth é acompanhada pela rede municipal de Saúde de Ipatinga. Hoje com a doença estabilizada, ela participa ativamente das oficinas terapêuticas e projetos de inclusão social e geração de renda que complementam o Programa de Saúde Mental promovido pela Prefeitura de Ipatinga.

Os trabalhos de Elizeth e de outros pacientes assistidos pelo município compõem uma exposição que fica no hall da Prefeitura de Ipatinga até esta sexta-feira (15). A mostra de trabalhos manuais marca a abertura do Movimento pela Luta Antimanicomial em Ipatinga. Até o dia 23 deste mês estão previstas atividades com objetivo de reforçar a luta contra o preconceito, desmistificar a doença, informar sobre os tratamentos substitutivos oferecidos gratuitamente pela rede municipal de Saúde e promover a inclusão social dos portadores de sofrimento mental.

Gerente da Clínica Psicossocial de Ipatinga (Clips), Juliana Correa Andrade explica que a celebração da data já é tradicional no município e uma oportunidade para convidar a sociedade a refletir sobre o assunto. “O movimento da Luta Antimanicomial, comemorado no dia 18 de maio, defende uma sociedade sem manicômios, com tratamento digno, responsável e perto de casa”, reforça a profissional.

Programação

14 e 15 de Maio | Quinta e Sexta-feira
Exposição de produtos das Oficinas de Saúde Mental.
13h às 16h, no hall da Prefeitura Municipal de Ipatinga.

20 de Maio | Quarta-feira

Caminhada pela Cidadania do Portador de Sofrimento Mental
Concentração na Praça da Maria Fumaça, bairro Novo Centro, às 8h, e encerramento na Praça Três Poderes, em frente à Prefeitura de Ipatinga.
Participação da Banda Viva Juninho, da Associação Loucos Por Você!

23 de Maio | Sábado
II Seminário de Saúde Mental: Entre Livros e Ruas.
De 8h às 16h, na Faculdade Pitágoras, sala 301, bairro Horto.
Iniciativa do curso de Psicologia do Pitágoras, com participação de técnicos do Programa de Saúde Mental de Ipatinga.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com