Nacionais

Liga de Semiologia Médica do Imes promove simpósio sobre meningite

IPATINGA – A meningite é considerada uma doença endêmica. No Brasil, casos da doença acontecem ao longo de todo o ano, com surtos e epidemias ocasionais, sendo mais comum a ocorrência das meningites bacterianas no inverno e das virais no verão. Para discutir esse assunto, a Liga Acadêmica de Semiologia Médica do Instituto Metropolitano de Ensino Superior -Imes/Univaço – promoverá na próxima quinta-feira (8), das 18h às 21h, no Auditório Dr. José Torres Alves, um simpósio sobre o assunto.
Sob orientação da professora Jamille Hemétrio Salles Martins Costa, a Liga traz dois palestrantes de renome para o evento: os doutores Aloísio Bemvindo de Paula e João Bosco Dupin.
A primeira palestra da noite, “Aspectos Anatomofisiológicos das Meninges”, ficará a cargo do professor João Bosco Dupin. E na sequência o doutor Aloísio Bemvindo explanará sobre os “Aspectos Semiológicos da Meningite”.

A DOENÇA

A doença é um processo inflamatório das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. Pode ser causada por diversos agentes infecciosos, como bactérias, vírus, parasitas e fungos, ou também por processos não infecciosos. As meningites bacterianas e virais são as mais importantes do ponto de vista da saúde pública, devidoà sua capacidade de ocasionar surtos, e no caso da meningite bacteriana, à gravidade dos casos.
O paciente com meningite apresenta, entre outros sintomas, febre alta, dor de cabeça, indisposição, vômitos e rigidez na nuca. Em crianças, febre, irritação, choro constante e abaulamento da "moleira", sem necessariamente rigidez na nuca. Se não tratada rapidamente, a doença – principalmente a bacteriana – pode desencadear confusão mental, coma e óbito.

INSCRIÇÕES

O evento acontecerá na sede da instituição, localizada na Rua João Patrício Araújo, 179, Veneza 1, em Ipatinga/MG, e será aberto ao público, mas as vagas são limitadas. Os interessados podem ligar no telefone(31) 2109.0909 e fazer seu cadastro.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com