Cidades

Lideranças regionais, ministro e diretor do Dnit discutem BR-381

O ministro Paulo Passos, o diretor do Dnit, Jorge Fraxe, o presidente da FIEMG Regional, Luciano Araújo, e o diretor-geral da Agência de Desenvolvimento Thales Alves, o deputado federal Alexandre Silveira e o consultor da FIEMG, Claudio Veras

BRASÍLIA – O ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, e o diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Jorge Fraxe, receberam na quarta-feira (21) lideranças do Vale do Aço, representadas pelo presidente da FIEMG Regional Vale do Aço, Luciano Araújo, e o diretor-geral da Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana do Vale do Aço, Thales Alves, acompanhados pelo consultor da FIEMG, Claudio Veras.

O deputado federal Alexandre Silveira, diretor-geral do Dnit no período de 2003 a 2005 e atual Secretário Extraordinário de Gestão Metropolitana de Minas Gerais, tomou a iniciativa de agendar a reunião e destacou que a realização das adequações na BR-381 norte é uma das prioridades da sua Pasta, pelo impacto positivo na Região Metropolitana do Vale do Aço e em todo o leste de Minas.

ABERTURA

Segundo o diretor-geral do Dnit, General Fraxe, no próximo dia 17 de dezembro o órgão fará a abertura das propostas das empresas interessadas em realizar os serviços dos seis primeiros lotes, representando uma extensão de 98 quilômetros dos 303 quilômetros totais entre Belo Horizonte e Governador Valadares. Ele comentou sobre o grande interesse demonstrado pelas empresas nas consultas ao órgão.

Os seis lotes entre Belo Horizonte e Governador Valadares serão licitados pelo Regime Diferenciado de Contratações (RDC), na modalidade menor preço. A rodovia ganhará novo traçado, eliminando e diminuindo trechos sinuosos. Está prevista a construção de nova pista e a restauração da atual, com trechos em concreto e em asfalto. Serão construídas 17 pontes, 19 viadutos, 5 túneis, 51 paradas de ônibus, 11 passarelas, 4 passagens inferiores e mais de 50 mil metros de defensas. O prazo para execução das obras é de 1.080 dias.

OUTROS TRECHOS
O ministro dos Transportes informou que ainda em dezembro serão publicados 5 novos editais para outros trechos, também pelo RDC, parte na modalidade integrada, que dentre outras vantagens reduz o prazo para contratação. O ministro ainda destacou a significância desta obra para o país e que o cronograma prevê o início das obras dos primeiros lotes no primeiro semestre de 2013.

O diretor-geral do Dnit foi convidado pelo presidente da FIEMG Regional Vale do Aço, Luciano Araújo, para apresentar pessoalmente o projeto da nova BR-381 em um evento a ser agendado no Vale do Aço e, prontamente, aceitou.
Para o presidente da FIEMG Regional Vale do Aço, receber diretamente do ministro e do diretor-geral do Dnit informações fundamentadas e objetivas sobre a realização da obra evidenciam o compromisso com a solução do atual maior gargalo para o desenvolvimento regional. “É uma obra que foi priorizada na agenda de todas as entidades empresariais do Vale do Aço e do Vale do Rio Doce. Sensível, a presidenta Dilma Rousseff priorizou essa obra, colocando-a no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), o que assegura os recursos financeiros necessários”, salientou.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com