Cidades

Ley do Trânsito recebe a visita de senador e deputado federal

IPATINGA – O presidente da Câmara Municipal de Ipatinga, vereador Ley do Trânsito (PSD), recebeu, na tarde desta quinta-feira (7), visita do senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) e do deputado federal Mauro Lopes (PMDB-MG), que estiveram na cidade em reunião com lideranças maçônicas locais para discutir questões da Ordem. A entidade passa por um processo de eleições de suas lideranças nacionais.

Antes de entregar aos parlamentares um ofício com uma lista de reivindicações, Ley apresentou-lhes uma radiografia das principais carências de Ipatinga e região e solicitou-lhes apoio e empenho junto aos governos federal e estadual para solucionar os problemas apontados.

Entre eles, a construção do Centro de Internação de Adolescentes (CIA), a duplicação da BR-381, a melhoria do Hospital Municipal de Ipatinga e sua possível transformação em Hospital Regional, a construção do Ceasa e a adoção de medidas para a redução do desemprego em Ipatinga.

Em resposta, os parlamentares informaram que entendem a gravidade dos problemas enfrentados pelo município e se comprometeram a empenhar na busca de soluções. Como primeira medida, Mozarildo Cavalcanti e Mauro Lopes afirmaram que irão agendar audiência para o presidente da Câmara de Ipatinga com o ministro Paulo Sérgio Passos (Transportes), General Jorge Ernesto Pinto (diretor geral do Dnit), com o ministro Alexandre Padilha (Saúde) e o vice-presidente Michel Temer, que pertence ao mesmo partido do deputado federal.

A intenção do vereador Ley é destravar os projetos voltados para a região, que, por uma questão burocrática, não têm saído do papel. Esses gargalos, segundo Ley, têm travado o desenvolvimento de Ipatinga.

Acompanhado pelos delegados José Walter da Mota (chefe do 12º Departamento), Alexander Esteves Palmeiras (adjunto do 12º Departamento), Gilberto Simão de Melo (delegado regional de Ipatinga), Ley defendeu também a aprovação das PEC’s 37/2011, 549/2006 e 300/2008, em tramitação no Congresso Nacional. As matérias definem, respectivamente, a competência para a investigação criminal pelas polícias federal e civis dos Estados e do Distrito Federal, estabelece regime constitucional peculiar das carreiras policiais e institui o piso nacional para policiais militares, civis e bombeiros.

O vereador defendeu ainda a construção de uma universidade federal no Vale do Aço, que, segundo ele, “é de extrema necessidade, dado a importância econômica e demográfica da região”.

Reajuste na Câmara depende de comissão
Ipatinga
– A decisão de conceder ou não a recomposição do subsídio dos vereadores e ainda um possível aumento para os servidores da Câmara de Ipatinga vai depender de uma análise a ser feita por uma comissão especial nomeada pelo presidente Ley do Trânsito (PSD), na última terça-feira (5).

Os vereadores Adiel Oliveira (PPS), Roberto Carlos (PV) e Lene Teixeira (PT) juntamente com os servidores Adalton Lúcio, Lúcio Aguiar, Mônica Jacob e Willian Pereira receberam a incumbência de apresentar os estudos necessários para reduzir as despesas de pessoal na Casa num prazo de 20 dias.
Em entrevista na tarde de ontem (7), o presidente afirmou que não tinha conhecimento do requerimento com o pedido de recomposição do salário dos vereadores, protocolado na Secretaria da Casa no dia 24 de janeiro.

“Tive conhecimento pela imprensa local que tinha sido protocolado um requerimento. Agora peguei o requerimento e estou conhecendo a natureza do documento”, afirmou. A reportagem foi publicada na edição de ontem (7) do DIÁRIO POPULAR. Ley ressaltou que Legislativo vive um momento delicado devido à má arrecadação de 2012. Contudo, ele alegou que assumiu a Câmara sem débito e com um orçamento pronto para 2013. “Até no momento em que as decisões dependiam só de mim, tomei as providências. Críticas nós vamos ouvir de todos os lados e estamos preparados para isso. Entretanto, quando chegou em um certo momento, precisei dividir esse problema com os parlamentares, por isso convoquei uma reunião”, lembrou.

O presidente ponderou que a questão da reposição salarial é um problema como outro, e que vai ser tratado em conjunto com os demais parlamentares. “Os vereadores são servidores públicos e estão aqui pedindo uma questão salarial. Eles não estão pedindo vantagens que são oferecidas a troco de nada não. Eles estão questionando salário, ou seja, isso vai ser a comissão que vai observar”, afirmou Ley.

Ele finalizou dizendo que somente após o parecer da comissão especial é que vai ser estudado o pedido de recomposição dos subsídios dos vereadores. “Vamos estudar a forma de agir, seja ela qual for o resultado. Não estou afirmando que vai acontecer, estou colocando que vamos ser legalistas”, justificou.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com